segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TRE barra candidatura de vereador do PT à prefeitura de Dourados


Por:Celso Bejarano e Liziane Berrocal
O vereador Elias Ishy, do PT, não é candidato à prefeitura de Dourados, definiu o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em julgamento realizado no final da tarde desta segunda-feira.
Com essa decisão, fica validada a aliança firmada entre o DEM e o PT, pacto que rachou a sigla petista. A eleição no município ocorre dia 6 de fevereiro, daqui 19 dias. Quatro candidatos disputam o mandato.

A eleição fora de época foi determinada pelo TRE porque em setembro passado o prefeito, o vice e 9 dos 12 vereadores foram detidos por corrupção.

Ishy, que contrariou o diretório regional do partido ao registrar sua candidatura, segundo interpretação judicial, não pode disputar a eleição porque seu nome não fora nem sequer avaliado como concorrente numa convenção.

O vereador usou como argumento uma decisão do PT nacional que, segundo ele, proíbe aliança do partido com o DEM.

Antes de se inscrever como candidatura, o PT já havia firmado pacto com o DEM. No caso, o PT vai disputar a eleição como vice do candidato a prefeito, o ex-governador Murilo Zauith.

A justiça de Dourados já havia indeferido a candidatura de Ishy, que promete recorrer de novo, agora, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Disputam a prefeitura de Dourados o ex-governador Murilo Zauith (DEM), José de Araújo, do PSOL, o sindicalista Geraldo Salles, do PSDC e o professor Antônio Valeretto, do PMN.

Nenhum comentário: