quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Negócio Certo Rural amplia atendimento em MS

Mato Grosso do Sul terá 60 turmas de produtores rurais recebendo a capacitação do Programa Negócio Certo Rural, uma iniciativa executada em conjunto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O número é dez vezes maior do que as seis turmas formadas em 2010 e foi lançado como desafio pelo gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim, nesta quarta-feira (26), na abertura do treinamento para instrutores da iniciativa.

O treinamento acontece na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e reúne até sexta-feira (28) instrutores do Distrito Federal, Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. “Mato Grosso do Sul tem a agropecuária no DNA e obteve um resultado exemplar do projeto, por isso esta capacitação tem mesmo que ser aqui”, elogiou Alvim na abertura do evento. Ressaltando que o projeto atua em um dos principais gargalos do meio rural, levando consultoria de gestão ao produtor, Alvim ressaltou que Senar e Sebrae trabalham, apostam e investem juntos neste projeto, que vai capacitar 600 turmas em todo o Brasil este ano.

O Programa Negócio Certo Rural foi lançado em 2009 com o objetivo de promover o crescimento do pequeno produtor rural, oferecendo estratégias que permitam a boa gestão das propriedades. A iniciativa atua por meio de consultorias individuais feitas pelos técnicos do Senar que vão a campo levar informação e conhecimento necessários para que o produtor rural possa aplicar no seu empreendimento.

O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, destacou que o Negócio Certo Rural leva ferramenta e entendimento ao produtor sobre o que ele faz com muita paixão. “O produtor tem na sua essência a demanda por profissionalização”, afirmou Riedel.

Resultados
Em 2010 o Programa formou 250 turmas em 13 estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina, qualificando 7,5 mil novos empreendedores rurais. Por considerar que a iniciativa é responsável por promover a permanência dos jovens no meio rural, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) definiu que o Negócio Certo Rural seria prioridade na formação do produtor rural.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

Por:Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748
SATO COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: