quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hospitalização de Mandela causa forte inquietação na África do Sul


Por: EFE
A hospitalização do ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz Nelson Mandela causou uma forte inquietação no país.
Mandela foi levado na quarta-feira de seu domicílio do luxuoso bairro de Houghton para o Hospital de Milpark, em Johanesburgo, para fazer exames de rotina, como informou a Fundação que leva seu nome, e nesta quinta-feira segue internado no centro médico.
Os rumores sobre a delicada saúde de Mandela vinham sendo divulgados nos últimos dias. Na terça, o também prêmio Nobel da paz e arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, disse que, em um ato na luta contra a tuberculose o encontrou "frágil".
"Ele está bem, é um homem de 92 anos e, portanto, está frágil", disse Tutu.

Na quarta-feira, a Fundação Mandela, em comunicado, no qual anunciava sua hospitalização para exames de rotina, dizia: "não está em perigo e está disposto".
O jornal local "The Star" aponta nesta quarta que Mandela, retirado da política e com saúde frágil, que foi diagnosticado com câncer de próstata em 2001, foi examinado por um pneumologista e está em uma ala reservada do hospital, sob forte medida de segurança.

O pneumologista Michael Plit confirmou ao jornal que havia examinado Mandela e declarou que "foi internado para estudar seu estado".
Esta foi a única informação sobre o estado do ex-governante, o primeiro presidente negro da África do Sul eleito em 1994, após a queda do regime segregacionista do "apartheid".

Um grande número de familiares e amigos de Mandela, assim como correligionários do partido governante na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (CNA), visitaram o hospital, ao redor do qual se concentraram dezenas de jornalistas da imprensa local e grande quantidade de público.

Segundo a agência local "SAPA", a concentração de pessoas e veículos no entorno do hospital, cercado pela Polícia, ocasionou problemas de circulação e impediu a chegada de estudantes em uma escola próxima.

Diante desta inquietação, que se reflete nos meios de comunicação, que dedicam amplos espaços e tempo à hospitalização de Mandela, o CNA pediu "calma" à população e seu porta-voz, Jackson Mthembu, reivindicou que "não se dispare o alarme inutilmente".

Por sua vez, a Presidência Sul-Africana também assinalou que o atual chefe do Estado, Jacob Zuma, que está na Suíça, assistindo ao Fórum Econômico Mundial de Davos, não deve retornar com urgência o país pelo motivo e voltará nesta sexta.

Nenhum comentário: