terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Médicos oferecem exame genético polêmico

Por: Agencia Estado - AE
Médicos brasileiros estão oferecendo no próprio consultório testes genéticos para avaliar o risco de doenças ligadas à alimentação, como obesidade, intolerância à lactose e ao glúten. Especialistas em genética, no entanto, questionam a utilidade clínica desse tipo de exame, que pode custar mais de R$ 1.600.

O exame é feito com uma amostra de células bucais do paciente, que o médico colhe com cotonete, deposita em papel especial e encaminha para o laboratório. A análise dos genes indica se a pessoa tem perfil favorável ao surgimento de algumas enfermidades. Mas no caso de doenças como obesidade e câncer, que também dependem de fatores ambientais, especialistas afirmam não ter grande utilidade.

Uma das empresas que comercializam os testes preditivos no País é a Eocyte Pharma Care, que oferece exames para 36 doenças. O carro-chefe são os três da área de nutrigenômica: intolerância à lactose, doença celíaca e obesidade, que supostamente também mede o risco de diabete e problemas cardíacos.

Cláudia Moreira, gerente científica da Eocyte, conta que há pelo menos 15 médicos - entre pediatras, endocrinologistas, nutrólogos, gastroenterologistas e cardiologistas - que oferecem os testes a seus pacientes. 'Há outros que fazem pedidos eventuais, mas não coletam o material no consultório. Eles encaminham os pacientes a um dos laboratórios conveniados.' O material é encaminhado pela Eocyte para ser analisado em Portugal e 15 dias depois o laudo é enviado para o médico.

Polêmica - Além dos exames de intolerância ao glúten e à lactose, o spa médico Kurotel, em Gramado (RS), oferece o controverso teste preditivo para obesidade. 'Ele ajuda a entender melhor as razões que levam ao sobrepeso e, com isso, podemos ir mais diretamente à causa', diz a nutróloga Mariela Oliveira. 'Avaliamos, por exemplo, dois genes relacionados à sensação de saciedade. Se o paciente possui mutação nesses genes, é do tipo que mais vai se beneficiar com suplementos e medicamentos que promovam a sensação de saciedade.'

A ideia é boa, mas não existe conhecimento científico suficiente para colocá-la em prática, afirma Salmo Raskin, presidente Sociedade Brasileira de Genética Médica. 'O teste analisa apenas cinco genes relacionados à obesidade e já foram identificados mais de 500. Pode haver ainda muito mais. Também não se sabe qual é o peso da genética no desenvolvimento da doença.' Esta também é a opinião de Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um comentário:

Alexandre Tavares Pinto disse...

Olah que ainda nem chegamos a precisão das previsões feitas através do DNA e já temos este tipo de problema, imagina quando os testes derem mais de 50% de certeza? Se quando se chegara aspectos de caráter ou tendências decomportamento? A ciência é apenas um instrumento, oxalá não a utilizem pra classificar as pessoas.