domingo, 23 de janeiro de 2011

Coxim vai reunir especialistas em seminário sobre mercado florestal

Depois de Aparecida do Taboado e Inocência, Coxim recebe no próximo dia 24 de fevereiro o 3° Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio. A iniciativa é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa) e vai reunir especialistas na área da silvicultura. Entre empresários, investidores, consultores, técnicos e produtores rurais, a expectativa é atrair um público de cerca de 250 pessoas ligadas ao setor.

Produção de energia, carvão mineral, celulose e construção civil. Devido ao crescimento da plantação de eucaliptos e seringueiras de Mato Grosso do Sul, os debates propostos pelo Seminário têm o objetivo de motivar e capacitar os produtores rurais para a diversificação da atividade agrossilvipastoril. O evento vai trazer informações sobre mercado, linhas de financiamento e crédito, além de conceitos técnicos para o sucesso do plantio de florestas, enfatizando o conjunto de condições que tornam o Estado um ambiente favorável e atrativo para investidores no setor.

Durante o encontro serão apresentadas informações essenciais para quem quer iniciar o plantio de florestas de eucalipto ou seringueira, além de dados relevantes que demonstrem as principais vantagens econômicas de se investir no segmento. Para o consultor florestal da Syngenta Proteção de Cultivos, Pedro Frâncio, que irá palestrar sobre “Porque plantar Eucalipto é um Bom Negócio”, o valor do lucro com a silvicultura dependerá da finalidade de cada cultivo, mas em média, a produção anual renderá em torno de R$ 4 mil por hectare.

O Seminário será realizado na sede do Sindicato Rural de Coxim e tem início previsto para às 8h30 com a palestra de abertura, “O potencial florestal de Mato Grosso do Sul”, do diretor da Ramires Reflorestamentos, presidente da Reflore/MS e vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Luiz Calvo Ramires. Às 10h, o engenheiro agrônomo, especialista em sistemas florestais, agrossilvipastoris e mercado madeira, Pedro Frâncio, irá argumentar sobre “Porque plantar eucalipto é um bom negócio”. Em seguida, o diretor do Grupo Polifer, Getúlio Ferreira, irá falar sobre “Porque plantar seringueira é um bom negócio”.

No período da tarde, será apresentado aos participantes o “passo-a-passo” da plantação do eucalipto e logo depois o gerente de mercado do Banco do Brasil, Loureno Budke, trará informações de como obter recursos para plantios florestais.

Às 15h haverá uma palestra ministrada pelo superintendente do Instituto de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (Imasul), Roberto Machado, sobre a legislação ambiental e florestal de MS. Após espaços para debates, o evento se encerra às 18h. Os interessados podem se inscrever por meio do endereço eletrônico: www.seminarioflorestal.com.br.

O Seminário é organizado pela Painel Florestal Eventos e promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo (Seprotur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e Reflore/MS. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, Sindicatos Rurais (São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Negro, Sonora, Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes e Alcinópolis), Embrapa Florestas e Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. São parceiros do evento Revista Lateks, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agromix e Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor). O patrocínio é do Banco do Brasil.
por:Graziela Reis/Sato Comunicação

Nenhum comentário: