terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Papa denuncia que sociedade atual exalta dinheiro fácil ao invés da moral

Por: EFE
Bento XVI considera que a globalização e o relativismo estão levando a uma mudança de mentalidade e de estilo de vida que prescinde a Deus, "como se não existisse", e exalta o dinheiro fácil, a carreira e o sucesso como objetivos de vida, em detrimento aos valores morais.

O papa fez a denúncia em sua mensagem por causa do Dia Mundial das Missões, que a igreja realiza em 23 de outubro, data divulgada nesta terça-feira pelo Vaticano.

Em sua mensagem, o Bispo de Roma lembra que os destinatários do Evangelho são todos os povos da terra e que a igreja e os cristãos não podem ficar tranquilos sabendo que 1 mil anos depois da vinda de Cristo ainda existem povos que não o conhecem e não escutaram sua mensagem de salvação.

Bento XVI acrescentou que não esses povos não estão sós, mas também há muitos que havendo recebido o anúncio do Evangelho "o esqueceram e abandonaram, e não se reconhecem mais na igreja, e em muitos ambientes da sociedade tradicionalmente cristã se mostram insensíveis a abrir-se à palavra de Deus".

"Estamos diante de uma mudança cultural, alimentada pela globalização, movimentos de pensamentos e do imperante relativismo. Uma mudança que leva a uma mentalidade e a um estilo de vida que prescinde o Evangelho, como se Deus não existisse, e que exaltam a busca pelo bem-estar, do dinheiro fácil, da carreira e do êxito como objetivo da vida, em detrimento dos valores morais", denunciou.

O Bispo de Roma destacou que a evangelização exige solidariedade e que esse é um dos objetivos do Dia Mundial das Missões, que por meio das Obras Pontifícias Missionárias pede ajuda para o desenvolvimento da evangelização nos territórios de missões.

Trata-se de apoiar às instituições necessárias para estabelecer e consolidar à igreja mediante seminários e sacerdotes e contribuir para melhoria das condições de vida desses países, nos quais os problemas mais graves são a pobreza, a desnutrição, sobretudo infantil, as doenças, carência de serviços sanitários e de educação.

Nenhum comentário: