sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Famasul e Aprosoja avaliam aplicação de recursos do Fundems

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) se reuniram nesta quinta-feira, na Casa Rural, para tratar da gestão do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems). Estiveram presentes o Deputado Federal Reinaldo Azambuja e o gestor do Fundo de Apoio à Cultura da Soja no Mato Grosso (Facs), Wellington Andrade, que veio ao Estado trazer a experiência e os resultados alcançados com a redistribuição dos recursos em Mato Grosso.

A reunião foi convocada para que os órgãos pudessem levantar os principais pontos nos quais o fundo poderá ser aplicado, bem como a criação de um conselho administrativo que será responsável pela gestão dos recursos provenientes do Fundems. “Nós pretendemos apresentar um excelente trabalho da Associação para os produtores. Para isso, estamos avaliando as melhores possibilidades de aplicação do Fundo. Queremos que no final o produtor se orgulhe de investir em algo que trouxe bons resultados”, ressaltou o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale.

O Fundems foi lançado no final do ano passado com o objetivo de desenvolver pesquisas e dar suporte tecnológico e de infraestrutura ao setor agrícola no Estado. Além de estudos na área, o Fundems tem a finalidade de proporcionar melhorias no processo de produção, armazenamento, comércio e transporte dos grãos e também de propiciar a execução de ações para prevenção e erradicação de doenças que afetam a soja e o milho. O Fundo terá recursos na ordem de R$ 3 milhões anuais.

O fundo é administrado por um comitê gestor formado por representantes da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Prosoja), Famasul, da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB/MS), Secretaria de Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

No próximo dia 3 de fevereiro, durante o Showtec 2011, em Maracaju, os representantes da Aprosoja se reúnem para definir as próximas ações referentes aos recursos do Fundems.
Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748
foto: Graziela Rei
SATO COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: