quarta-feira, 6 de junho de 2012

Supremo Tribunal Federal apresenta cronograma de julgamento do mensalão

A agenda de julgamento do mensalão foi aprovada nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A previsão é que a análise das denúncias seja realizada entre o dia 1º de agosto e o início de setembro.

Se o ministro Ricardo Lewandowski terminar a revisão do processo até o final de junho, os trabalhos dos 38 magistrados podem começar já no retorno do recesso, em julho. A assessoria de Lewandowski confirmou que a revisão dos autos será entregue até o término deste mês.

O cronograma apresentado prevê que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a defesa dos acusados vão apresentar suas argumentações até o dia 14 de agosto, quando se encerra a primeira etapa do julgamento.

As denúncias do mensalão estremeceram o Congresso Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, quando diversos parlamentares foram acusados de receber gratificações para apoiarem os projetos do governo. O ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, foi preso e afastado do cargo por, supostamente, liderar os esquemas de corrupção.

Nenhum comentário: