sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sgt. Pepper's, dos Beatles, completa 45 anos

O Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, álbum clássico dos Beatles, completa nesta sexta-feira, dia 1 de junho, 45 anos muito bem vividos. Oitavo disco da banda de Liverpool, não só revolucionou a história do rock como também influenciou gerações, tanto pela concepção sonora como pela filosofia de uma nova juventude.

A obra-prima foi concebida em uma época em que o grupo resolveu parar com as turnês e se dedicar ao trabalho árduo de produção nos estúdios. Na ocasião, os críticos apostavam que a escolha poderia resultar em um declínio dos roqueiros, porém, não foi o que aconteceu.

Experimental e psicodélico, ele traz uma mistura de influências que guiou uma geração que buscava o desconhecido e não tinha medo do novo. Muitos beberam dessa fonte e os artistas brasileiros estão nessa lista. Nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Samuel Rosa, João Barone e Nando Reis são só alguns dos diversos apaixonados pelo som do quarteto.

Um exemplo de beatlemaníaco assumido é Leo Jaime. Em conversa com o SRZD, o cantor falou de como nasceu sua admiração pela banda.

"Eu tinha sete anos quando assisti a 'Help' no cinema. Com certeza posso dizer que eles tiveram influência no que sou hoje", relembrou.

O artista ainda celebrou o aniversário do álbum, ressaltando a sua importância dentro do cenário musical mundial.

"Os caminhos da música pop mudaram após esse disco. Foi abertura de portas, sendo um disco sofisticado mas ao mesmo tempo acessível. Na minha concepção, foi o momento mais marcante da produção musical. Os caras fizeram em quatro canais o que se faz hoje em dia em 32. Absolutamente inovador e rompeu paradigmas",

Nenhum comentário: