quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Testes que indicam se a bola entrou terão início a partir de novembro

A Fifa anunciou que vai começar a testar um sistema que indica se a bola entrou o não no gol. A experiência está marcada para novembro, mas só será utilizada em jogos oficiais a partir de 2013. Ela ainda pode ser usada na Copa do Mundo no Brasil em 2014.

A tendência é que a primeira etapa do teste deverá ser finalizada até a metade de 2012. De acordo com um comunicado da entidade máxima do futebol existe alguns critérios para começar a ser executado na prática.

"É fundamental, num primeiro momento, que o sistema não indique gol no caso dos chutes que passarem por cima ou ao lado das traves (que assim cruzariam a linha de fundo) ou acertarem a rede pelo lado de fora. Mas, apesar de jogadores profissionais, como (meia inglês) David Beckham, terem uma técnica incrível na hora de chutar, é mais fácil para uma máquina do que para um atleta reproduzir os mesmos chutes repetidas vezes", contou o líder do instituto suíço de pesquisa em tecnologia e ciência materiais que está comandando o planejamento no EMPA, Martin Camenzind.

As máquinas vão lançar as bolas para o gol. Uma barreira será montada como uma estrutura de um goleiro, que será colocada em várias posições. Este "arqueiro improvisado" vai ficar tanto sobre a linha como em diversas distâncias.

"Alguns de nossos testes são elaborados de tal maneira que a bola fique atrás da linha de gol durante apenas uma fração de tempo, sendo impossível ver a olho nu se ela a cruzou ou não", informou Camenzind de acordo com o site "Globoesporte.com".

Lista de requisitos da Internacional Board:

- A tecnologia se aplica somente à linha de gol e só determina se um gol foi ou não marcado.
- O sistema deve ser preciso.
- A indicação de um gol marcado deve ser imediata e automaticamente confirmada em menos de um segundo.
- Um gol marcado será comunicado somente aos árbitros do jogo (por meio do cronômetro do árbitro, por vibração e por um sinal visual).

Nenhum comentário: