segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Krug defende relação com os poderes, mas sem perder a autonomia municipalista


Willams Araújo
CAMPO GRANDE – O prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB),foi eleito nesta sexta-feira presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em eleição com chapa única ocorrida na sede da instituição, em Campo Grande.

De acordo com a comissão eleitoral, dos 78 prefeitos aptos a votar, 57 compareceram, sendo 56 a favor da chapa única, um votou em branco e 21 abstenções.

Krug substituirá o prefeito de Terenos, Beto Pereira (sem partido),nos próximos dois anos de mandato. A posse ocorrerá no dia 31 em local ainda a ser definido.
O prefeito de Chapadão do Sul votou por volta das 9h, permanecendo no local para acompanhar a votação. Da mesma forma, Beto Pereira, que transmitirá o cargo no fim do mês, votou pela manhã, a exemplos de outros colegas. Mas a maioria preferiu comparecer ao local da eleição, no plenário da Assomasul, no período da tarde.
Krug promete continuar o movimento em torno da Emenda 29, que prevê percentuais de aplicação de recursos na saúde por parte dos governos federal, estaduais e federais.

“O governo federal tem de investir pelo menos 10% na Saúde nos municípios. Esse é o nosso sonho. Existem prefeituras em Mato Grosso do Sul que investem de 20 a 30% do seu orçamento na Saúde”, explicou em entrevista.

Krug considera a Assomasul uma das entidades políticas mais fortes do Estado e que, apesar da visibilidade que terá à frente da entidade, não pensa em outras aspirações políticas no momento. “Mato Grosso do Sul tem 100% de participação dos prefeitos nessa entidade e queremos que continue assim”, destacou.
Em discurso, reafirmou o compromisso com o municipalismo, garantindo ainda manter um bom relacionamento institucional com os poderes, ressaltando, porém, a importância de se manter a autonomia como forma de brigar pelo que é de interesse das prefeituras em âmbito das esferas estadual e federal.
A eleição contou com a presença da governadora em exercício Simone Tebet (PMDB), que foi à Assomasul ao final da votação prestigiar a eleição de Krug, de quem é amigo e companheiro de partido, além de saudar os futuros membros da diretoria da entidade.

CHAPA DE CONSENSO

A chapa de consenso é composta da seguinte forma: Presidente: Jocelito Krug (Chapadão do Sul ); 1º vice-presidente, Douglas Melo Figueiredo (Anastácio); 2º vice-presidente, Eledir Barcelos (Santa Rita do Pardo); secretário-geral, João Carlos Leme (Bataguassu); 1º secretário, Marcos Benedetti Hemernegildo (Vicentina); 2º secretário, Carlos Augusto da Silva (Cassilândia); tesoureiro- geral, Renato
Câmara (Ivinhema) ; 1º tesoureiro-geral, Edson Luiz de David (AralMoreira).
Também fazem parte da chapa a diretora de Relações Públicas, Ilca Domingues (Nioaque); diretor de Assuntos Municipalistas, Dirceu Lanzarini (Amambai); diretor de Patrimônio, José Garcia de Freitas (Paranaiba); diretor de Sáude, Jun Iti Hada (Bodoquena); diretor de Cultura, Nelson Cintra (Porto Murtinho; diretor Esportivo, Wiliam Douglas de Souza Brito (Rio Verde de Mato Grosso).

Para o Conselho fiscal foram eleitos Theophilo Barboza Massi(Corguinho), Fauzi Suleiman (Aquidauana) e Jesus Baird (Costa Rica), além dos suplentes Sérgio Marcon (São Gabriel do Oeste), Antonio Cavalcanti (Mundo Novo) e Maria Odeth (Caracol).

Nenhum comentário: