terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deslizamento de terra cria cachoeira no RJ

A força da água da chuva foi tamanha em Sumidouro, na região serrana do Rio de Janeiro, que criou uma cachoeira em um deslizamento de terra no município. Imagens feitas de um helicóptero da Marinha mostram a água despencando de uma montanha até então coberta de mata nativa.

As equipes de busca encontraram nesta segunda-feira mais um corpo no município de Nova Friburgo, o mais afetado pelas chuvas que caíram na região serrana do Estado. Assim, sobe para 677 o número oficial de mortos registrado até agora nas cidades atingidas pelos temporais.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, Nova Friburgo registra 320 mortes; seguida de Teresópolis, com 278 mortes; Petrópolis, com 59; e Sumidouro, com 20 vítimas fatais. Em toda a região serrana, 13.830 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Destes 6.050 são desabrigados e 7.780 estão desalojados.

As informações indicam que, em Nova Friburgo, são 1.970 desabrigados e 3.220 desalojados; em Teresópolis, 1.280 desabrigados e 960 desalojados; e em Petrópolis, 2.800 desabrigados e 3.600 desalojados.

Os números, que permanecem inalterados desde o último domingo, tendem a aumentar com a decisão do governo de demolir algumas residências em áreas de risco e de retirar famílias que moram sem cndições de segurança, mesmo que amparadas por decisão judicial.

Nenhum comentário: