sábado, 9 de junho de 2012

Bebidas e meia-entrada na Copa de 2014 serão revistas com cidades-sede

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou, nesta sexta-feira, que vai se reunir com representantes dos Estados e capitais que serão sedes de jogos da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é debater sobre a aplicação da Lei Geral da Copa em cada região.

Segundo Rebelo, o governo acredita que, pela lei ser federal, ela se sobrepõe às regras estaduais e municipais quanto à venda de bebidas alcoólicas nos estádios e também à meia-entrada.

A presidente Dilma Rousseff sancionou, na última quarta-feira, a Lei Geral da Copa. Ela vetou o artigo do texto aprovado pelo Congresso em que as regras estaduais e municipais sobre descontos não se aplicam ao Mundial, abrindo, portanto, caminho para permitir a meia-entrada para estudantes durante o evento em todas as categorias de ingressos.

A Fifa é contra a medida, já que os dirigentes são contrários à meia-entrada em todas as categorias de ingressos da Copa do Mundo. A presidente se justificou dizendo que a "lei federal que suspenda gratuidades e descontos previstos em normas de estados e municípios pode representar violação ao pacto federativo".

As cidades-sede da Copa são Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). A grande maioria das leis municipais e estaduais em vigor nessas cidades garante meia-entrada em "eventos esportivos" e "praças esportivas".

Nenhum comentário: