sábado, 3 de julho de 2010

O Brasil é uma piada

A imprensa nacional tem divulgado, nos últimos anos, notícias que provocariam, em qualquer outro país do mundo, uma verdadeira revolução, ou, no mínimo, promoveriam uma operação “mãos limpas”, como a ocorrida na Itália anos atrás.

Diariamente a população toma conhecimento de tantas falcatruas que já está se tornando comum ver cenas de deputados com dinheiro em meias, cuecas, bolsas e outros lugares nem imaginados pelo cidadão trabalhador, que paga os impostos e, afinal, é o verdadeiro dono do dinheiro que está sendo roubado no país.

Graças a instituições que, ao que parece, além do Exército Brasileiro, são as únicas na qual o brasileiro ainda pode confiar, qual sejam, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, ultimamente têm sido colocados na cadeia deputados, governadores, membros do Congresso Nacional, além de acusados, oficialmente, outros tantos, como o próprio Secretário Nacional de Justiça, que, apesar do cargo, era “mui amigo” daquele que é acusado de ser o chefe do contrabando chinês no país.

Deputados envolvidos com crimes políticos são cassados, ou renunciam para não sê-lo, mas continuam como elementos importantíssimos no governo federal e no comando nacional de seu partido, além de continuar falando em nome destes, tanto no Brasil como no exterior, fazendo lobby e ganhando fortunas na intermediação de negócios não muito claros, junto a ministérios e empresas públicas.

Acabo de ler mais uma notícia que me faz questionar se o General De Gaulle não tinha razão ao declarar que “O Brasil não é um país sério”. Uma empresa, canadense, a Colossus Minerals, declarou haver encontrado, em Serra Pelada, no Pará, dois depósitos com alta concentração de ouro e platina, aumentando ainda mais as expectativas de existência de muitas reservas minerais ainda não descobertas na região. No mesmo dia, as ações da empresa tiveram uma valorização de 8,8% na Bolsa de Toronto.

Esses depósitos foram encontrados a 150 metros ao norte e a 50 metros a oeste da zona central de Serra Pelada. Isso mesmo, a 150 e a 50 METROS do centro daquela tradicionalíssima região de mineração. Em 2007, a empresa fez uma parceria com a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada para explorar 100 hectares de terra em Serra Pelada, mas, em março deste ano, a mesma empresa já adquiriu mais de 770 hectares de novos terrenos na região, para exploração futura.

Ao ler a notícia, como brasileiro, sem nenhum exagero, até meus batimentos cardíacos se alteraram. Isso realmente está ocorrendo? E sem que ninguém do governo investigue o que realmente ocorreu? O Ministério Público Federal precisa iniciar imediatamente uma profunda investigação sobre os fatos relatados na notícia a que me refiro, para sabermos quem é que ganhou com isso. Sim, porque, como já ocorrido em situações parecidas, de estatais que foram trocadas por moedas e em meses passaram a valer milhões, as investigações indicam que ocorreu um enorme tráfico de influência para que isso ocorresse, e alguém ganhou fortunas, em prejuízo do país.

Acredito que estaria ocorrendo algo de muito irregular nessa situação. Ou, então, serei obrigado a acreditar que todos nós brasileiros somos tão inocentes, tão incapazes, que não conseguimos encontrar um depósito com um “grau muito alto” de ouro, como diz a matéria, a 50 ou a 150 metros ou, ainda que fosse, a quilômetros de distância do centro do local onde durante anos extraímos ouro, e para isso precisamos de uma empresa canadense, que agora terá todos os créditos dessa exploração, deixando no local os buracos vazios.

Creio, com todo esse meu coração brasileiro acelerado, que o Ministério Público Federal iniciará, imediatamente, investigações sobre o caso, ou, pior, terei que acreditar que o Brasil é uma piada.
Autor:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Nenhum comentário: