quinta-feira, 1 de julho de 2010

Jardim incentiva Coleta Seletiva do lixo


A Gerencia de Desenvolvimento Econômico através do Núcleo de Meio Ambiente vem apoiando a Associação de Catadores, no sentido de agregar emprego e renda as famílias associadas, e com isto reduzir os impactos ambientais na cidade. Mensalmente são coletados e processados através da triagem na UPL (Unidade de Processamento de Lixo) de Jardim em media 25 toneladas por mês.

O Núcleo de Meio Ambiente está formatando o seu projeto de coleta seletiva do lixo para posterior lançamento, contando para isto, com o apoio da população que já está sensível a estas questões, principalmente quando o Jardim, vem se despontando internacionalmente no cenário turístico, pelas suas belezas naturais.

Por meio da reciclagem de resíduos sólidos, os catadores são reconhecidos como agentes de limpeza urbana e, dessa forma, rompe-se com a exclusão assistencialista, adotando medidas como a organização social da categoria e a construção de uma identidade positiva.

No processo de trabalho, iniciativas solidárias desenvolvidas pelos catadores são fortalecidas, visando a maior agregação de valor aos produtos extraídos da coleta e disseminando a cultura da responsabilidade ambiental.

Suas rendas também são elevadas, por meio da organização socioprodutiva, nos moldes associativistas. Por fim, são criadas condições de trabalho dignas, melhorando a qualidade de vida dos associados catadores de resíduos.

“A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos”, complementa Clademar José Sovernigo, Gerente de Meio Ambiente em Jardim.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: