segunda-feira, 26 de julho de 2010

Revista vence três das sete categorias do Prêmio Famasul de Jornalismo

- O jornalista Silvio Andrade, da Panorama Rural, foi o destaque, faturando o “Master de Jornalismo” -
CAMPO GRANDE/MS - O jornalista Silvio de Andrade, da Revista Panorama Rural, que atualmente atua em Corumbá (MS), é o grande vencedor do Prêmio Famasul de Jornalismo, premiação anual de comunicação rural promovida pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. Sílvio foi o ganhador na categoria Impresso/Revista e ao concorrer com os vencedores das demais categorias conquistou o Prêmio Master, pelo qual vai ganhar uma viagem ao Nordeste, com acompanhante.

Todos os vencedores nas seis categorias recebem R$ 2 mil em prêmios. A revelação dos ganhadores ocorreu em evento realizado na noite de sexta-feira (23.07), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). A reportagem de Andrade, que levou o “Master de Jornalismo” – “Os Guató estão de volta”, foi veiculada na edição de março de 2009 da Revista Panorama Rural.

Na categoria Telejornalismo, o vencedor foi o jornalista da TV Morena, Marcelo Ramiro. Em Radiojornalismo,a jornalista Akemi Nitahara, de Brasília, tirou o primeiro lugar. A jornalista Eliane Ferreira,do semanário Agroin, foi a vencedora da categoria Impresso/Jornal. EmWebjornalismo, o profissional João Humberto, do site Campo Grande News, ficou em primeiro lugar. E a foto vencedora foi do jornalista Ariosto Mesquita, também da revista Panorama Rural. A imagem abre a reportagem ”Jacaré precoce multiplica resultados”, de autoria do próprio jornalista, veiculada na edição de julho de 2009 e mostra animais em um matrizeiro de jacaré do Pantanal precoce.

Vencedor do prêmio pelo segundo ano consecutivo (ano passado foi o ganhador na categoria “mídia impressa”, também pela Revista Panorama Rural), Mesquita trabalha com reportagem rural há pelo menos 10 anos, com passagens nas revistas Safra e Produtor Rural. “Fiz mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, o que me ajudou a entender melhor a linguagem e o universo rural”, conta o profissional, que também é finalista, em São Paulo, do prêmio nacional de jornalismo promovido pela Massey Ferguson, no próximo dia 05 de agosto.

Para Andrade, o prêmio tem uma tarefa árdua no Estado. “É uma grande iniciativa que reconhece e valoriza o trabalho do jornalista. A contribuição que o prêmio traz é estimular a reportagem, algo que está morrendo no Estado”, afirma, fazendo referência ao texto da reportagem jornalística como “algo gostoso de ver e que emociona”. Há 38 anos atuando como jornalista,é a primeira vez que Andrade participa de prêmios na profissão.“Acho que o critério utilizado para a seleção foi a idade”, brincou.

Em seu discurso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, ressaltou que a iniciativa quer estimular a produção de matérias que mostrem a realidade do homem do campo. “O agronegócio vem crescendo muito e nós precisamos de profissionais que saibam transmitir com fidelidade o que pensa e sente o produtor”. O vice-presidentede Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuáriado Brasil (CNA), Ademar Júnior, prometeu que para o vencedor do prêmio no ano que vem será oferecido uma viagem internacional.

A entrega do Prêmio Famasul de Jornalismo ocorreu durante evento do Programa Empreendedor Rural (PER), uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que visa estimular no homem do campo a gestão do agronegócio. O PER premiou três projetos modelos no Estado, os quais concorrerão ao prêmio em âmbito nacional. Durante a premiação, houve a apresentação do maestro e pianista João Carlos Martins e sua orquestra, que emocionou pelo seu histórico de vida e superação. Ao final da premiação, jornalistas e produtores rurais participaram de um jantar, oferecido no Centro de Convenções.

Por:Rosane Amadori – SATO COMUNICAÇÃO
Com inclusão de informações coletadas da Revista Panorama Rural
Foto prêmio_Silvio_Ariosto - Os jornalistas Silvio Andrade e Ariosto Mesquita, da Revista Panorama Rural (Foto: Cláudia Leite)
Foto vencedor_fotojornalismo - Matrizeiro de jacaré do Pantanal precoce, imagem que levou o prêmio de fotojornalismo (Foto: Ariosto Mesquita)

Nenhum comentário: