sábado, 24 de julho de 2010

Senar/MS apresenta 12 projetos modelos de gestão rural em MS

O agricultor Milton Bigatão adotou um sistema de fertilização com total aproveitamento do biogás produzido pelo dejeto dos suínos criados em sua propriedade. Depois de implantado o projeto, a produtividade da soja cultivada aumentou de 12% para 16%. Este é um dos 12 projetos de sucesso finalistas do Programa Empreendedor Rural (PER) apresentados hoje no Centro de Convenções Albano Franco, durante a Feira do Empreendedor. Desenvolvido com o objetivo de modificar a postura e as práticas do homem do campo com base no empreendedorismo, o PER capacita os produtores para a gestão da atividade rural como um negócio.

O programa funciona também como um grande incentivo para a participação jovem e acadêmica no meio rural. O estudante de agronomia Eurides Carlos Rocha, de 21 anos, ficou entre os melhores do Estado com seu projeto de Viabilidade da implantação do consórcio de milho safrinha com brachiária. A produção casa a utilização para colheita do primeiro com a viabilidade para pastagem do segundo, e é responsável por um incremento da atividade na propriedade onde foi aplicada, em Dourados. Sobre sua participação no PER, Rocha comenta: “É um prazer muito grande, pois é um programa tão renomado e tão conhecido perante a classe produtora ”.

O professor e produtor rural, Arildo Santana Schultz, fala da importância do PER: “O curso é fantástico, o material didático e as aulas são muito bem preparados. Eu e minha esposa fizemos o curso e o projeto dela foi um dos doze selecionados”. Segundo Schultz, a esposa não acreditava que pudesse ter uma boa renda no campo, mas o PER mostrou o contrário. “Fiz faculdade de Agronomia e tive noção de administração, mas era muito vago. Hoje tocamos nossa propriedade que antes estava abandonada. Os projetos do PER ainda não estão em funcionamento porque estamos focados em nosso novo projeto de vida”, comenta o produtor, orgulhoso do filho recém nascido no colo.

O superintendente do Senar-MS, Clodoaldo Martins, ressalta que um dos objetivos da iniciativa é buscar a diversificação quanto ao binômio clássico grão e gado, tão ligado a imagem do MS. “Serviu para mostrar que temos mais a mostrar e o que Estado está crescendo”, completou o representante do Senar.

Entre os projetos modelos selecionados estão iniciativas que trabalham com a suinocultura, agricultura de precisão, melhoramento genético, silvicultura, apicultura, pastagens, soja, consórcio de culturas e até plantio de urucum. Dos 12 finalistas, três serão escolhidos pelos jurados para representar o Estado na etapa nacional do Programa.

Fonte: Sato Comunicação

Nenhum comentário: