quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto incentiva alunos da rede estadual à prática do Atletismo

Há alguns anos atrás,o Brasil se destacava apenas no futebol, passando posteriormente à se destacar em outras modalidades esportivas como no vôlei, no basquete, entre outros, inclusive no atletismo, que vem tendo destaque recentemente a nível internacional.

E levando em consideração que nosso país será sede do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, e que é nas escolas que dá-se inicio à formação de atletas nas diversas modalidades e que poderão vir à representar nosso país em eventos esportivos internacionais futuros, faz-se necessário o trabalho da modalidade,uma vez que a mesma na maioria das vezes cai no esquecimento pelos professores de Educação Física.

Neste intuito, nos meses de abril e maio deste ano o Profº Gustavo Mota elaborou e executou um projeto envolvendo alunos do 4º ano A, 5ºs ano A e B e 6 ºs anos A e C da E. E. Francisco Ribeiro Soares na prática do Atletismo.

Com a colaboração da Direção, Coordenação e alunos do 9º ano: Maiéster, Gustavo, Lauro, Mário, Vinícius e Willian os alunos tiveram aulas teóricas na escola e prática no Estádio Municipal Geraldo Ferreira. Dentre o material de uso estão a cabos de vassoura (Lançamento de Dardo e Corrida de Revezamento), Jornais e revistas (Arremesso de Peso), papelão e as Pistas de Atletismo e salto em distância do Estádio.

Além da iniciação e aprendizagem dos movimentos básicos dessa modalidade esportiva por meio de jogos pré-desportivos que exploram as habilidade motoras, procurou-se realizar, ao término das aulas do projeto uma "competição" objetivando inserir as crianças neste universo das provas de velocidade, salto em distância, lançamento de dardo e lançamento de disco, além de servir como um encerramento das atividades desenvolvidas. De caráter festivo, essa atividade não teve fins competitivos em si, mas teve como intuito a integração das crianças.

Para as crianças, a expectativa é que, a partir dessas experiências, infelizmente pouco comum no campo escolar, pudessem entrar em conato com esse universo de movimentos, indo além de um conhecimento televisivo que os restringe a meros expectadores. A partir disso, a esperança é a de que possam aprofundar nesse conhecimento, praticando-o em outras instâncias e usufruindo de outras oportunidades capazes de contribuir para uma maior aquisição desse conhecimento e experiências motora, inclusive competitiva.

Por Gustavo Mota (profº Educação Física)

Nenhum comentário: