sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Criador de transmissor de ondas é homenageado com selo


Os Correios colocam em circulação na sexta-feira (21) um selo em comemoração aos 150 anos do Padre Landell de Moura, inventor do “transmissor de ondas”.
A arte do selo é de Lidia M. Hurovich Neiva, com colaboração de Marco Aurélio Cardoso Moura, e retrata Landell de Moura falando ao microfone em sua invenção. O desenho foi composto com imagens do Padre Landell e do aparelho e complementado com pintura digital, em uma reconstrução da realidade. Ao fundo, são reproduzidas a patente obtida em 1904, nos Estados Unidos, e a planta do aparelho. No lado esquerdo inferior, uma onda de rádio modulada em amplitude (ou AM, do inglês Amplitude Modulation, transmissão da voz humana a longas distâncias sem utilização de fios). A ambientação em tons de sépia, a moldura em tom dourado e a fonte manuscrita remetem à época, final do século XIX. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

O selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial (R$ 1,05), tiragem de 300 mil exemplares e poderá ser adquirido pela loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline), pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências de Correios.

Em Mato Grosso do Sul, o selo comemorativo foi lançado na cerimônia de inauguração do novo prédio dos Correios em Coxim, nesta sexta-feira (21).

Thelma Kai
Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios
imprensa@correios.com.br

Nenhum comentário: