sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ensaio morno! Em jogo burocrático, Brasil supera Grã-Bretanha por 2 a 0

Jogo morno. O Brasil venceu a Grã Bretanha por 2 a 0 na tarde desta sexta-feira em Londres numa partida que Mano Menezes pôde fazer diversos testes e observar as opções que dispõe para montar sua equipe olímpica ideal. Apesar da vitória, o jogo ocorreu em ritmo de treino e embora Hulk e Neymar tenham tido bons momentos, o futebol canarinho não chegou a brilhar.

Superior, Brasil abre dois com tranquilidade

O jogo iniciou com as duas equipes se estudando e o Brasil tentando encontrar o entrosamento ideal. A armação de Mano Menezes com Hulk e Leandro Damião formando a dupla ofensiva furtava velocidade ao ataque da equipe. Por sua vez, Oscar tinha dificuldade para se encontrar em campo e sem posição definida, Neymar flutuava com liberdade da defesa ao ataque. Em contrapartida, a Grã-Bretanha com jogadores renomados como o galês Ryan Giggs mostrava ainda mais dificuldade em se entender como um time e conferia o domínio do jogo à seleção de Mano Menezes.

Não obstante ao lance perdido por Neymar na cara do goleiro depois de um erro da zaga adversária - lance por sinal, atípico ao bom faro de gol do jogador - era justamente a jovem estrela do Santos quem conferia ao esquadrão canarinho os momentos de maior lucidez e superioridade. Foi num cruzamento do jogador, após boa cobrança de falta, que a Seleção Brasileira abriu o placar com Sandro, em jogada claramente ensaiada e que apenas se faz possível porque o treinador conseguiu reunir o time freqüentemente nos últimos meses.

Enquanto não criava com facilidade, o Brasil tampouco passava momentos de perigo de seu adversário.

A vantagem era justa e foi ampliada aos 33, quando Hulk foi derrubado na área e o dono do time, Neymar, cobrou com perfeição, sem chances para Steele. O placar do término do primeiro tempo não era ilusório. Ainda havia muito para este Brasil se perpetuar uma grande equipe, principalmente pela formação pouco convencional ministrada por seu treinador, todavia, este ainda assim era um time claramente mais pronto que seu adversário.

Mano muda equipe mas pouco muda no jogo

O cenário do jogo permaneceu intocado até os 23 minutos do segundo tempo. Até o momento o Brasil permanecia dominando, Hulk também se destacava, mas Oscar seguia apagado e um bom chute de fora após passe de Neymar limitava sua atuação. Entretanto, no minuto citado Mano Menezes promoveu uma mudança tática na equipe. As entradas de Ganso e Lucas nos lugares de Oscar e Hulk passava Neymar ao ataque, tornando o setor ofensivo mais veloz, algo que se intensificaria com Alexandre Pato assumindo o espaço de Damião. Definitivamente um elenco de ótimas alternativas.

Curiosamente, os jogadores entraram, mas a adminstrável vantagem no placar manteve a comodidade. Ao final do embate o 2 a 0, mesmo com as belas defesas do goleiro inglês ao término do jogo, foi um ensaio morno de uma equipe que tem potencial para ser campeã, mas que mostrou pouco perto da capacidade que tem para encantar.

VEJA OS GOLS

Nenhum comentário: