domingo, 15 de abril de 2012

Sindicato Rural promove 25º Encontro de Tecnologias para a Pecuária de Corte na segunda, 16


No próximo dia 16 acontece o 25º Encontro de Tecnologias do Sindicato Rural de Campo Grande. Tradicional evento da pecuária de Mato Grosso do Sul, a iniciativa reúne técnicos, pesquisadores e produtores rurais, em palestras e debates sobre temas ligados à pecuária bovina de corte.

Entre o temas abordados estão as novas vertentes da pecuária moderna, os nichos em mercados mais exigentes, que podem garantir à cadeia produtiva melhor rentabilidade. Neste cenário está inserida a palestra Produção Certificada: Oportunidades Mercadológicas para a Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte, tema da palestra de Guilherme Malafaia, pesquisador da Embrapa Gado de Corte.

A Integração Lavoura-Pecuária e Floresta, também é tema de palestra a ser ministrada por Moacir José Sales Medrado, Engenheiro Agrônomo, com doutorado em Agricultura pela Esalq/USP. Medrado explica que há diferença entre a estratégia ILPF e Sistema ILPF. “Em relação à estratégia a primeira coisa a fazer é olhar a propriedade como um todo e verificar se os agroecossistemas (agrícolas, pecuários, agroflorestais e florestais) e os ecossistemas (reserva legal e áreas de preservação permanente) estão adequadamente manejados na propriedade contribuindo para o equilíbrio em relação à emissão de carbono, à biodiversidade e à produção.

A busca de ferramentas para uma melhor atuação dos agentes da pecuária de corte, assim como o entendimento do contexto atual da cadeia produtiva e seus cenários para definição de custos de produção e elaboração de estratégias de médio e longo prazo. Estes são alguns dos assuntos da economista e coordenadora da unidade técnica econômica da Famasul, Adriana Mascarenhas, que vai ministrar a palestra Diagnóstico e Projeção para Bovinocultura de Mato Grosso do Sul, durante o 25º Encontro de Tecnologias do Sindicato Rural de Campo Grande.

“Temos trabalhado na busca por informações e subsídios para dar suporte ao pecuarista conhecer seus custos de produção, projeções de abate de fêmeas e machos no Estado, valores praticados pelos frigoríficos. Os dados existem, a sua utilização depende de cada modelo de gestão e perfil da empresa pecuária”, garantiu Adriana Mascarenhas.
O 25º Encontro de Tecnologias é a “Homeopatia Populacional – uma forma de incrementar a produtividade”, que será ministrada por Ricardo Martinez, zootecnista da Real H, mestre em Nutrição Animal.

Em sua palestra Martinez vai abordar como a homeopatia pode trazer benefícios para a pecuária, como incrementar o ganho de peso, habilidade materna, resposta a tratamento, absorção e aproveitamento de matéria seca, sal mineral, entre outros elementos. Outro fator interessante fica por conta da utilização em confinamento, no desvio de comportamento (sodomia), no controle diarréia, endo e ecto parasitas.

Encerrando o encontro, os participantes vão ter a as informações do setor industrial através da palestra de Fernando Sampaio, engenheiro agrônomo, ligado à Associação Brasileira das indústrias Exportadoras de Carnes.

**O evento acontece na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (67) 3341-2696 ou pelo portal www.srcg.com.br

Nenhum comentário: