quarta-feira, 18 de abril de 2012

O cavalo atleta em debate e show

Para quem gosta de cavalos, o fim de semana será imperdível no Quality Resort & Convention Center, em Itupeva (SP), palco de várias atrações neste próximo fim de semana, 21 e 22 de abril. Serão cinco eventos em um. Por lá, acontece paralelamente o II Seminário Internacional Caballiana, o VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária Equina da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o I Workshop Internacional de Equoterapia, uma feira de negócios com participação de mais de 40 expositores e um inédito Show Equestre que movimenta o Centro Hípico de Excelência Serra Azul – ao lado do centro de convenções – a partir das 20h00 do sábado. Sob coordenação de Ney Messi, da Cia. De Equitação de Trabalho e patrocínio da Ceratti, o Show Equestre contará com apresentações de Arquearia, Atrelagem, Equoterapia e da Copa Caballiana Ceratti de Equitação de Trabalho de Velocidade.

Aberto ao público, o Show Equestre reúne pela primeira vez no Brasil estas quatro modalidades esportivas. Conheça as atrações de cada uma delas.

ATRELAGEM

Meio de transporte desde 4 mil anos a.C., a Atrelagem atingiu seu apogeu no século XV quando nobres, aristocratas e a realeza européia também passaram a usá-la em disputas esportivas. Praticada no mundo inteiro, a Atrelagem esportiva chegou ao Brasil a partir dos anos 2000, e desde então vem encantando a platéia pela beleza dos movimentos sincronizados e ritmados dos animais, destreza dos condutores, elegância dos trajes e das carruagens e troles.

Com entidade própria no País desde 2009 – Associação Brasileira de Atrelagem (ABRAT) -, a Atrelagem também passou a fazer parte dos esportes regidos pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Neste Show Equestre Caballiana, Carolina Borja, presidente da ABRAT comandará a demonstração de Derby, prova que consiste de maneabilidade com obstáculos tipo maratona e é realizada em alta velocidade. Dez animais entrarão em pista representando as raças Puro Sangue Lusitano, Crioulo, Pônei, Bretão, Welsh COB e Brasileiro de Hipismo. O Mangalarga Marchador se apresentará em parelha.

Os animais pertencem ao Centro Equestre Geraldo Bordon do Haras Larissa, de Monte Mor (SP) e ao Rancho K, de Paulo Koukdjian de Mairinque-SP.

EQUOTERAPIA

A terapia com cavalos para pessoas com dificuldades motoras, emocionais, sociais ou de aprendizagem tem sido uma das mais eficientes aliadas na recuperação e inclusão social.

Neste Show Equestre Caballiana, o Instituto Passo a Passo de Equoterapia (IPPE) leva para a pista um grupo de jovens com déficit intelectual que vão demonstrar os benefícios da prática da modalidade. O percurso será feito a passo, onde eles encontrarão obstáculos como porteira, varas no chão e cones. O posicionamento destes obstáculos na pista possibilita que o praticante desenvolva aspectos de atenção, memória e percepção.

Também em pista, atletas do Adestramento Paradesportivo que tem na prática da Equoterapia o sonho de se tornar atleta, inclusive atleta profissional.

ARQUEARIA

Você já assistiu filmes épicos onde cavaleiros com arcos e flechas participam de batalhas campais? Pois é, estas guerras não existem mais, mas a figura do arqueiro montado está de volta, e uma oportunidade de ver a habilidade de cavaleiros no manuseio do arco e da flecha é o que será apresentado no Show Equestre Caballiana.
O responsável pela demonstração é Fernando Almeida Prado, que mantém uma escola para novos arqueiros montados no Centro Equestre Raízes Mangalarga , no município de Alumino, interior paulista. Fernando fez da arquearia sua opção entre os esportes equestres. O cavaleiro foi o introdutor da modalidade no Brasil.

As competições de Arquearia acontecem em pistas oficiais que medem entre 0,90m e 1,50m de comprimento, onde são colocados até cinco alvos. Os arcos podem ser de modelos tradicionais e as flechas carregadas na mão do arqueiro ou em uma aljava. O competidor recebe pontos pelo número de flechas acertadas, precisão do tiro e velocidade que seu cavalo percorre a pista.

Nesta apresentação especial da Arqueartia preparada para o Show Equestre Caballiana os cavaleiros arqueiros são: Fernando Almeida Prado montando Suindara Porã, Daniel Gonçalves com Vagafogo Porã, Massae Hayakawa com Xambioá Porã, Fabiano Batista Maciel montando Tocaia Porã, Lukas Imamura com Suindara Porã. O esporte também é praticado por mulheres, e no evento elas serão representadas pelas amazonas arqueiras Melissa Imamura montando Xambioá Porã e Vanise Imamura com Xambioá Porã.


EQUITAÇÃO DE TRABALHO

Uma das mais inovadoras e dinâmicas competições equestres, a Equitação de Trabalho fecha o Show Equestre com a Copa Caballiana-Ceratti de Velocidade. Idealizada pelo Ney Messi, da Cia. De Equitação de Trabalho, a disputa reúne os mais experientes cavaleiros da modalidade no País.

A Equitação de Trabalho nasceu na Europa, onde é praticada em diversos países, com animais de diferentes raças. A indumentária dos atletas também costuma obedecer aos trajes típicos das raças dos cavalos que os cavaleiros montam.

O objetivo da Equitação de Trabalho é colocar em evidência a capacidade do conjunto (cavalo/cavaleiro) superar com tranquilidade, precisão e regularidade os obstáculos que reproduzem as dificuldades encontradas no campo.

As provas de Equitação de Trabalho são divididas em Ensino (ou Adestramento), Maneabilidade e Velocidade, disputadas individualmente, e a prova da Vaca, disputada em equipe.

O esporte lembra uma gincana a cavalo, o que encanta a platéia e gera torcida por onde passa. O esporte pode ser praticado por homens e mulheres, sem distinção de idade. O importante é que haja agilidade, entrosamento e equilíbrio entre homem e animal.

No Brasil o esporte foi introduzido no início da década de 2000 por criadores do cavalo Puro Sangue Lusitano.

Na abertura da Copa Caballiana-Ceratti de Velocidade de Equitação de Trabalho será feita uma demonstração da modalidade pelo cavaleiro Luis Carlos Oliveira montando Sobreiro da Cachoeirinha, conjunto que integrou a equipe brasileira no Campeonato Mundial de 2011 realizado em Lion, na França.

O Show Equestre tem entrada gratuita!

O II Seminário Internacional Caballiana, VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária Equina da Confederação Brasileira de Hipismo, o I Workshop Internacional de Equoterapia tem promoção do Instituto Passo a Passo de Equoterapia e organização da Wolff Sports & Marketing.

Para saber mais das outras atrações da II Caballiana é só entrar no site oficial do evento: www.caballiana.com.br

SERVIÇOS
- II Seminário Internacional Caballiana
- VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária Equina
- I Workshop Internacional de Equoterapia
- Feira de negócios com mais de 40 expositores
- Show Equestre e Copa Caballiana Ceratti de Equitação de Trabalho de Velocidade
Local: Quality Resort & Convention Center e Centro Hípico de Excelência Serra Azul
Km 72 da Rodovia dos Bandeirantes
Itupeva – SP
Promoção: Instituto Passo a Passo de Equoterapia
Organização: Wolf Sports & Marketing
Informações:
www.caballiana.com.br

Por:Rute Araújo 11 -9131-4712 11 – 5666-8524
Ruthe.araujo@uol.com.br - MSN: ruthearaujo@hotmail.com

Nenhum comentário: