terça-feira, 17 de abril de 2012

Espaço Cultural TV Brasil Pantanal comemora Semana do Índio com exposição de Lúcia Barbosa Martins

Na próxima quarta-feira (18), às 20 horas, o universo indígena da artista plástica campo-grandense Lúcia Barbosa Martins estará em exposição no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal. Com a mostra “Grafismo Indígena Brasileiro”, a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel) celebra a Semana do Índio.

Boa parte das obras que compõem a mostra, foi concebida em acrílico sobre tela, como “A uaúba II “, “O maggio a kinikinawa”, e “Variante padrão xinguano”, “Homem com cultura indígena em volta de si”, dentre outras. A utilização de lonas impressas com tintas pigmentadas também podem ser conferidas nos trabalhos “Onça pintada costurada” , “Transformação” e “Vó Dorva vestida de gala”. A técnica de pastel sobre papel também pode ser encontrada nos quadros “Adugo imedu (onça macho) e “Instrumentos musicais e colar”.

Segundo a artista campo-grandense, o interesse pela temática indígena vem do respeito que sempre sentiu primeiros habitantes brasileiros. A artista plástica explica que os índios foram os primeiros a fazer arte no Brasil. “Eles não se preocupavam com a durabilidade, por isso e pela colonização, muita coisa se perdeu”.

A respeito da sua vocação, Lúcia Barbosa conta que sempre gostou de expressar através das artes. “Quando pequena na fazenda já desenhava com galho de planta em cima da terra vermelha e fazia bichinhos dos caroços de mangas. Com 15 anos fiz uma tapeçaria de três metros, depois tive professoras marcantes como Inês da Costa, Neide Ono e Carla Cápua”

Formada em História, Lúcia Barbosa Martins, já expôs suas obras no espaço cultural Conceição dos Bugres, na Galeria Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro e na Morada dos Baís. Ela recebeu o 1º Prêmio em Desenho e Menção Especial no Salão de Arte de Dourados, medalha de prata em pintura no XVII São de Franca e Menção Honrosa em pintura no IX Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul.

Espaço Cultural - O Espaço Cultural TV Brasil Pantanal é mais uma opção de entretenimento para quem mora ou visita campo grande. Com exposições mensais, divulga o trabalho de artistas da Capital e de todo o Estado.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. A entrada é gratuita. A TV Brasil Pantanal está localizada na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, S/N, Parque dos Poderes.

Observaçóes: O contato da artista é 9812.0403
Outras informa;óes- TV Brasil Pantanal 3318.3818

Nenhum comentário: