quarta-feira, 25 de abril de 2012

Hugo Chávez está em fase terminal, diz publicação

Segundo informou o jornal espanhol "ABC", o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem entre nove e 12 meses de vida, já que não teria se curado do câncer diagnosticado em 2011. O periódico teria tomado como base relatórios médicos, que estariam "em poder de serviços de inteligência". Ao lado do "ABC", está o "Daily Mail", com as mesmas afirmações.

A sessão de quimioterapia à qual Chávez foi submetido em novembro não teria atingido resultados satisfatórios. Somado ao fato, há a resistência do presidente em aceitar o tratamento recomendado, o que lhe tiraria temporariamente do cargo. Chávez chegou a cancelar a ida a Moscou para tratamento, com medo de perder o controle político do país, de acordo com o jornal.

Apesar do câncer de Chávez ser assunto público, detalhes da doença não foram revelados, como qual órgão foi afetado pelo tumor. Alguns jornais cogitam se tratar de um câncer na próstata.

Para o "ABC", o quadro do presidente piorou devido a "uma metástase no tecido ósseo e na espinha dorsal"e a um novo tumor no cólon.

O chefe de Estado venezuelano chegou a fazer exames no Brasil e a se tratar em Cuba. Ele disse em aparições públicas recentes que está curado e vai tentar continuar na presidência depois das eleições de outubro. O jornal "Daily Mail", no entanto, afirma que Chávez não chegará a disputar o pleito em razão da gravidade da doença.

Nenhum comentário: