sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mortalidade infantil cai quase pela metade, diz Censo

A mortalidade infantil no Brasil caiu quase pela metade entre 2000 e 2010, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultados da amostra do Censo 2000 apontam que o número de óbitos de crianças menores de um ano caiu de 29,7 para 15,6 a cada mil nascidas, o que representa queda de 47,6%.

A região do país que registra o maior índice é o Nordeste, que ainda assim teve uma queda expressiva, de 44,7 para 18,5 óbitos a cada mil crianças. O menor índice foi registrado no sul, 12,6 mortes.

Segundo a pesquisa, os principais fatores responsáveis pela queda da mortalidade infantil no Brasil são as políticas de medicina preventiva, curativa, saneamento básico, programas de saúde materna e infantil e a valorização do salário mínimo e programas de transferência de renda.

O Censo IBGE destaca ainda como fator da redução da mortalidade o aumento da escolaridade materna e a diminuição de filhos por mulher, que registrou queda na taxa de fecundidade de 2,38 crianças por mãe para 1,9.

Nenhum comentário: