quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fórmula 1 :Conheça mais sobre o GP do Bahrein

AFP/STR

A Fórmula 1 terá, em 2012, um recorde de 20 etapas na temporada. A McLaren iniciou como a grande força, apesar do equilíbrio na categpria: Lewis Hamilton é o líder, depois de três terceiros lugares. Jenson Button venceu o GP da Austrália, com Fernando Alonso levando uma vitória surpreendente na Malásia, enquanto a China presenciou o primeiro triunfo de Nico Rosberg. Agora, o foco se volta para o Oriente Médio, com o GP do Bahrein.

GP do Bahrein – Sakhir – 15 de abril.

A Fórmula 1 chegou ao território barenita em 2004, sendo a primeira prova da categoria no Oriente Médio. A corrida sempre está entre as primeiras da temporada - em 2010, chegou a abrir o ano. Mais um dos circuitos projetados por Hermann Tilke - como, aliás, todos os novos autódromos da Fórmula 1 -, o traçado de Sakhir se caracteriza pela sequência de duas longas retas no fim e começo da pista. Além disso, um ponto peculiar do autódromo incomoda os pilotos: localizado no meio do deserto, há o risco da areia invadir o circuito e atrapalhar a corrida. A organização, para isso, espalhou um spray adesivo na areia ao redor do traçado, evitando o problema.

Reprodução/Formula1.com

O maior vencedor da prova em Sakhir é o espanhol Fernando Alonso, com três triunfos, em 2005, 2006 e 2010. Felipe Massa tem duas vitórias no Bahrein, em 2007 e 2008, enquanto Jenson Button e Michael Schumacher (que faturou a prova inaugural, em 2004) têm uma. A última prova foi a de 2010, vencida por Alonso, com Felipe Massa em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. O pole foi Sebastian Vettel, que amargou uma quarta posição. A corrida de 2011, que deveria abrir a temporada, primeiramente acabou adiada para o fim do ano, em virtude de revoltas populares contra o governo barenita. No fim, a prova acabou cancelada.

A etapa deste ano: atenção está do lado de fora da pista.

Um ano se passou, e novamente os problemas políticos são a tônica no Bahrein. Grupos oposicionistas ao atual regime prometem protestos e atentados durante os três dias de eventos. Mas a FIA decidiu manter a prova do mesmo jeito, com as equipes viajando ao Oriente Médio. A corrida, caso não ocorra nada de errado, acontecerá neste domingo, às 9h da manhã. Dentro da pista, a McLaren segue sendo a grande força, mas uma surpreendente Mercedes, que comandou as ações na China, promete incomodar com Nico Rosberg e Michael Schumacher - que abandonou devido a um erro dos mecânicos, enquanto ocupava a segunda posição. A Red Bull ainda quer provar que conseguirá a recuperação - Mark Webber emendou uma série de quartos lugares, enquanto o bicampeão Sebastian Vettel ainda sofre com a instabilidade do modelo atual da equipe.

Volta virtual

Confira, abaixo, uma animação feita pela Allianz, narrando e descrevendo a pista de Sakhir em uma volta virtual - o traçado é o de 2009, pois a última corrida, em 2010, utilizou uma configuração diferente da atual:

Nenhum comentário: