segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ideli Salvatti é investigada por suposta fraude no Ministério da Pesca

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu, nesta segunda-feira, que irá investigar um suposto envolvimento da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em denúncias de irregularidades no Ministério da Pesca. O caso se fixa na compra de 28 lanchas, em 2011, quando a atual ministra era a titular da pasta.

De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", a Intech Boating foi contratada para a construção das lanchas-patrulhas no valor de mais de R$ 1 milhão cada. Após isso, no entanto, a empresa disse ter sido procurada pelo PT de Santa Catarina - que segundo a publicação bancou 81% da campanha da atual ministra ao governo daquele estado - para doar R$ 150 mil ao comitê.

Ideli perdeu as eleições estaduais de 2010 e, por isso, no ano seguinte acabou assumindo o Ministério da Pesca.

A abertura do procedimento preliminar ocorreu em função de uma representação do PSBD, datada de 2 de abril, que pediu a apuração da suposta conduta antiética por parte de Ideli.

Explicação e futuro das investigações

A presidende da Comissão de Ética Pública, Sepúlveda Pertence, disse que a ministra já apresentou esclarecimentos sobre o episódio. Uma reunião entre o colegiado, marcada para 14 de maio, decidirá se o procedimento preliminar virá a tornar-se um processo contra Ideli.

Nenhum comentário: