quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fórmula 1 :Conheça mais sobre o GP da China

Peter Parks/AFP

Pela primeira vez a temporada de Fórmula 1 terá 20 etapas – número recorde na história. O ano se iniciou no Oriente, com a McLaren dominando o GP da Austrália: vitória de Jenson Button, com seu companheiro Lewis Hamilton, que havia sido pole position, no pódio. Na semana seguinte, uma etapa marcada por chuvas e surpresas: Fernando Alonso levou a Ferrari à vitória, seguido pelo mexicano Sergio Pérez, da Sauber. Após duas semanas de folga, o circo volta a ser armado, desta vez na etapa chinesa.

GP da China – Xangai – 15 de abril

A primeira prova em território chinês foi realizada em 2004, no recém-inaugurado Autódromo Internacional de Xangai, projetado por Hermann Tilke. A corrida faz parte da expansão da categoria rumo ao continente asiático, e o autódromo é considerado um dos mais técnicos da temporada, com uma curva inicial bastante complicada, em 270 graus. A primeira vitória ficou com o brasileiro Rubens Barrichello, na Ferrari - no ano seguinte, a China fechou a temporada, e até 2008 estava entre as últimas provas do ano. A partir de 2009, passou a integrar a sequência inicial de corridas.

Reprodução/Formula1.com

O último GP chinês foi vencido pelo inglês Lewis Hamilton, seguido pelo alemão Sebastian Vettel, que havia ficado com a pole position. O australiano Mark Webber fechou o pódio. Felipe Massa acabou na sexta colocação, enquanto Rubens Barrichello acabou em um modesto 13.º lugar. O único piloto a ter vencido mais de uma vez em Xangai foi Lewis Hamilton (duas vitórias, em 2008 e 2011). Jenson Button, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Michael Schumacher e Fernando Alonso têm uma vitória cada. O único brasileiro a ter vencido na China foi Rubens Barrichello, na prova inaugural.

A etapa deste ano: novas surpresas acontecerão?

Todas as escuderias já estão em Xangai - ainda que o pensamento de muitas esteja já na próxima etapa, no Bahrein, que pode ser cancelada devido a problemas políticos no país. Mas enquanto isso não acontece, a prova chinesa será realizada neste domingo, às 4h da manhã. A liderança do campeonato é uma surpresa: mesmo com um carro ruim da Ferrari, Fernando Alonso venceu uma conturbada prova na Malásia, e ocupa a ponta. Enquanto isso, a McLaren, considerada a equipe a ser batida e dona das duas pole-positions até o momento, espera recuperar seu bom ritmo, enquanto a atual campeã Red Bull foi discreta no começo do ano, e quer provar que pode lutar pelo tricampeonato.

Especialistas sabem que a liderança de Alonso é ilusória, e acreditam em uma corrida mais à feição da etapa inicial, na Austrália. "Temos que lembrar que o que aconteceu na última corrida foi fora do padrão. A Ferrari e o Alonso liderando vencendo a prova e liderando o campeonato é atípico. A McLaren e a RBR não foram tão bem por causa da chuva em Sepang. Minha expectativa para a China é muito parecida com o que aconteceu na Austrália e no treino da Malásia. A McLaren é a equipe mais forte e continua a ser favorita. A RBR não está tão bem até agora, mas também é forte. E ainda tem Mercedes e Lotus, que podem se apresentar bem", avaliou o ex-piloto de Fórmula 1 Luciano Burti, atual comentarista da Rede Globo.

Volta virtual Confira, abaixo, uma animação feita pela equipe Red Bull, com Mark Webber narrando e descrevendo o traçado chinês:

Nenhum comentário: