quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Chuva matou 473 e afetou 7,8 milhões no Brasil em 2010

Por: Agencia Estado - Fabiana Marchezi
As chuvas que atingiram o Brasil em 2010 provocaram a morte de 473 pessoas em 11 Estados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ao todo, mais de 7,8 milhões de moradores de 1.211 municípios foram afetados de alguma forma pelas chuvas. Desses, 101.298 ficaram desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e outros 302.467 ficaram desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.
O número de vítimas abrange as mortes ocorridas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Pernambuco e Bahia. O Rio é o Estado que registrou mais óbitos decorrentes dos temporais, com 316 mortes. Somente em Niterói, o município mais atingido, foram pelo menos 168 vítimas, grande parte em consequência dos desabamentos e deslizamentos de terra no Morro do Bumba, no início de abril.

São Paulo registrou 46 óbitos e Alagoas contabilizou 35 mortos. Ainda segundo a Defesa Civil, apesar de não confirmarem nenhuma morte, outros sete Estados também registraram prejuízos causados pelas chuvas: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Rondônia e Sergipe.

Nenhum comentário: