Um terremoto de magnitude 5,7 na escala Richter atingiu a região leste da Turquia, como registrou o Serviço Geológico dos EUA. Segundo as redes de televisão locais, o tremor chegou a derrubar 18 prédios durante esta quarta-feira.
O terremoto, registrado às 21h23 no horário local (17h23 de Brasília) atingiu a província de Van, próxima da fronteira com o Irã. O epicentro foi identificado a 16km do sul da capital Van, próximo a fonteira com o Irã, a uma profundidade de 4,8km.
A TV estatal divulgou imagens da tentativa de resgate e busca por feridos pelos oficiais locais nos escombros, que envolveu uma equipe de 200 oficiais, mas ainda não há informações sobre vítimas. As imagens evidenciam pelo menos dois prédios destruídos e o pânico das pessoas pelas ruas.
Segundo informa o site do jornal "Aksam", o governo pretende avaliar as perdas e analisar uma forma de operar nos resgates e reconstruções sem ajudas externas. "Antes de pedir ajuda externa para o governo turco tem visto a sua própria capacidade e força. Isto é bastante prática normal", disse o Presidente da Comissão Europeia de Resposta à Emergências em Van.
Há cerca de duas semanas, um outro terremoto atingiu o país com magnitude 7,2, matando cerca de 600 pessoas e ferindo mais de 4 mil. Na capital regional, que também chama-se Van, mais de 5 mil prédios desabaram. Uma polêmica sobre a segurança das construções e normas de prevenção aos temores se intensifica na Turquia.
Com os recentes problemas, o país precisou pedir ajuda à União Europeia. Ainda assim, de acordo com o site, a ação da equipe de resgate local teria sido rápida e ainda deve passar por novos treinamentos especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário