A marca oficial dos Paralímpiadas (nova grafia) 2016 foi lançada na noite deste sábado, em evento realizado na Lagoa (Zona Sul do Rio). O evento ocorreu simultanemente à inauguração da tradicional Árvore de Natal da Lagoa, que atraiu uma multidão de pessoas para a região. Antes do lançamento, o ator e mestre-de-cerimônias Edson Celulari anunciou a apresentação do o espetáculo de balé da companhia Nós da Dança.
O símbolo é semelhante ao lançado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com tons em laranja e amarelo, com a forma de um coração, que é um dos três signos representativos, de acordo com os criadores da marca. Além do coração (representando a energia), há também a ascendente (para passar a ideia de movimento) e o infinito (representando a superação). A escolha da marca vencedora, produzida pela Tátil Design de Ideias, ocorreu em 21 de junho, sendo necessários cerca de mais de dois meses para aprovação e cinco de sigilo.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, destacou em seu tradicional discurso que terá legado de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais após a realização do evento esportivo.
O evento contou com as presenças de conhecidos atletas paralímpicos brasileiros, como a corredora Ádria dos Santos e os nadadores Daniel Dias e Clodoaldo Silva.
"Todos que trabalharam para criar a marca estão de parabéns. Eu, Daniel e Clodoaldo estamos aqui vivendo este momento com uma emoção muito grande. Todos os brasileiros estão vendo a marca paralímpica de 2016. Espero chegar lá com a torcida vibrando. Em 2016, quero sentir essa emoção no estádio. Foi muito importante no Parapan em 2007 e espero chegar também no paralímpico de 2016", disse emocionada, Ádria.
Edição: Leonardo Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário