segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pensando na Copa, Dilma decide privatizar terminais de aeroportos

De acordo com uma reportagem publicada pela “Folha de S. Paulo”, a presidente Dilma Rousseff pretende entregar à iniciativa privada a construção e operação dos novos terminais dos aeroportos paulistas de Guarulhos e Viracopos. A determinação, segundo o jornal, será baixada ainda neste mês por meio de medida provisória.
Ainda no mesmo pacote de medidas, está prevista a abertura do capital da Infraero (estatal responsável pela administração do setor aeroportuário). A Presidência também pretende criar uma secretaria própria para cuidar da aviação civil.

O objetivo do pacote é desafogar aeroportos que terão importância vital durante a Copa do Mundo de 2014. De acordo com uma estimativa da Infraero, o governo federal precisará investir R$ 5,5 bilhões nos aeroportos. A estatal sozinha, segundo a avaliação do governo, não teria como bancar todos os projetos. Companhias aéreas como a TAM e a Gol já manifestaram interesse em assumir a construção e a operação de novos terminais. O prazo da concessão deve ser de 20 anos.

Nenhum comentário: