quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novo Parlamento assume na Venezuela e Chávez terá de enfrentar a oposição

Por: Agência Brasil - Renata Giraldi
Os 165 parlamentares da Assembleia Nacional da Venezuela eleitos e reeleitos, em setembro de 2010, assumem hoje (5) as funções para mandatos que vão até 2016. Pela primeira vez nos últimos anos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, poderá enfrentar uma forte oposição. Do total dos parlamentares, pelo menos 67 prometem fazer oposição a Chávez. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, Telam.

Na sua coluna publicada no último domingo (2), Chávez reconheceu que o cenário político na Venezuela será tenso. "Vai haver uma das batalhas políticas mais importantes de 2011", disse ele. "A responsabilidade histórica de cada um dos nossos legisladores e parlamentares é grande”, ressaltou. “Temos de limpar todos os obstáculos para o pleno exercício legislativo.”

A composição do novo Parlamento unicameral está da seguinte forma: 98 parlamentares integram a frente pró-governo – que é formada pelos Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e Partido Comunista (PC) - , enquanto 67 são de oposição, formada pelo Movimento Unidade Democrática (MUD) e Pátria para Todos (PPT).
A previsão é que em 2012 ocorram eleições presidenciais na Venezuela e o atual presidente quer tentar a reeleição.

Em setembro, cerca de 17,7 milhões de eleitores foram às urnas. As eleições venezuelanas ocorreram no momento em que a economia do país passava por dificuldades. Às vésperas das eleições houve apagões de energia em várias cidades da Venezuela, obrigando o governo a estabelecer medidas públicas de contenção. Também havia carência de vários produtos nas prateleiras dos mercados.

Nenhum comentário: