terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marta é a melhor do mundo pela 5ª vez consecutiva

Por: EFE
A jogadora brasileira Marta foi eleita melhor jogadora do mundo pela Fifa pela quinta vez consecutiva e recebeu emocionada o prêmio no Palácio do Congresso de Zurique, após fazer, novamente, uma temporada fantástica na Liga dos EUA.
Marta conquistou os torcedores nos jogos da Liga Profissional de Futebol Feminino dos EUA, nos quais ganhou a Chuteira de Ouro como artilheira e foi eleita melhor jogadora da temporada com o FC Gold Pride. A atleta teve 38,2% dos votos, enquanto as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj obtiveram 15,18% e 9,96%, respectivamente.

Além de Marta, o futebol feminino também reconheceu a melhor treinadora. Silvia Neid, técnica da atual campeã mundial Alemanha, liderou a categoria com 24,06% dos votos, deixando para trás a treinadora do quadro sub-20 feminino alemão Maren Meinert (18,26%) e a técnica sueca da seleção dos Estados Unidos, Pia Sundhage (11,68%).

Treinadores e capitães de seleções de todo o mundo voltaram a confiar em Marta, cujo reinado se estende desde 2006. Em 2004, havia sido a terceira colocada e, em 2005, segunda.

Ex-jogadora do Umea sueco, Marta tem duas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, um vice-campeonato mundial em 2007, duas pratas olímpicas, em Atenas 2004 e Pequim 2008, quatro ligas, uma copa sueca e uma copa da Uefa.

Em 2003, com 17 anos de idade, foi incluída como reserva na equipe ideal do Mundial dos Estados Unidos. Um ano antes, tinha participado do Mundial Sub-19 do Canadá.

Marta sempre reconheceu que se inspira em Ronaldinho Gaúcho. Como o compatriota, combina velocidade e drible, além de contar com um potente chute e uma grande facilidade para marcar.

Segundo o site da Fifa, Marta descobriu quando menina sua paixão pela bola. Na época, não contava com o apoio de sua família para praticar o esporte, já que, antigamente, as garotas que jogavam futebol não era bem vistas.

Aos 14 anos, acrescenta o "Fifa.com", Marta abandonou sua cidade natal, Dois Riachos, para começar a carreira no Rio de Janeiro com o Vasco da Gama. Em 2004, fez as malas para se instalar na Suécia.

Em 27 de julho de 2007, Marta fez com que o Maracanã deixasse de ser um território exclusivo de homens. Com o ouro pan-americano pendurado no pescoço, entrou para a Calçada da Fama do estádio e ficou no mesmo nível de estrelas como Pelé, Garrincha, Vavá, Júnior, Beckenbauer, Eusebio, Zico, Romário e Bebeto.

Nenhum comentário: