quarta-feira, 31 de março de 2010

Senar intermedia fornecimento de alimentos para escolas públicas

Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, atuando pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, têm visitado escolas públicas dos municípios atendidos pelo projeto, auxiliando diretores na questão trazida pela nova lei da alimentação escolar. A lei 11.947 determina que no mínimo 30% dos recursos para a compra de alimentos das escolas seja utilizado na aquisição de produtos da agricultura familiar local.

O Território da Reforma é um projeto com o objetivo focado em apoiar os produtores com a comercialização de seus produtos e a nova lei é uma oportunidade. “Estamos visitando as escolas para ajudar os diretores a chegarem até os produtores, pois muitas vezes eles não têm esse contato direto. Vamos preparar uma lista com a produção dos cadastrados no projeto e de acordo com o cardápio das escolas, auxiliar nas compras”, explica a agente de comercialização do projeto, Cláudia de Matos.

A diretora da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, que fica em Sidrolândia, Neide Hortenci Osiro, conta que sempre busca fornecedores locais para realizar compras para o colégio. “Já tenho o costume de comprar no município o que a escola necessita, mas chegar aos produtores rurais seria um pouco mais difícil. A iniciativa de vir até nós e mostrar o que está disponível para a compra é de grande ajuda”, ressalta.

Dos onze municípios atendidos pelo projeto, já foram visitados Terenos, Bela Vista, Jardim, Nioaque, Bodoquena e Sidrolândia. Nos próximos dias devem ser visitados Bonito, Anastacio, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Maracaju. “A atuação do Território já auxilia produtores e compradores na comercialização dos produtos da agricultura familiar. Fazer essa ponte também entre as escolas abre mais mercado para esses agricultores”, avalia o superintendente do Senar, Clodoaldo Martins.

Outra ação que os técnicos do projeto vêm realizando é a preparação dos agricultores para que atendam as exigências referentes a Lei, ou seja, auxiliar na organização de documentos como a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e nota fiscal de produtor para os grupos informais, ainda no preenchimento do projeto de venda de acordo com a divulgação da chamada pública feita pela escola.

Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. A iniciativa é da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Por:Camila Valderrama Simões
Sato Comunicação
Jornalista

Nenhum comentário: