segunda-feira, 29 de março de 2010

O uso responsável de agrotóxicos

Na última década o Brasil entrou para o seleto grupo de países que mais consumem agrotóxicos em todo o mundo. Esse fato é facilmente justificado por fatores de ordem climática, econômica e cultural, visto que a cada dia que passa o uso desse tipo de produto se torna mais comum nas atividades agropecuárias e florestais.

Mesmo com uma área de grande extensão, o Brasil apresenta de norte a sul médias anuais elevadas tanto de pluviosidade quanto de temperatura. Por essa razão, a incidência de pragas, doenças e plantas daninhas se intensifica nas principais regiões produtoras do país. O crescimento da economia brasileira estabelece novas fronteiras agrícolas e as torna alvo de constantes pulverizações.

Todos esses aspectos somados ao fato de que o uso de agrotóxicos no campo traz ao produtor rural eficiência de controle e praticidade no manuseio, fazem com que o Brasil seja um dos maiores consumidores mundiais desses produtos.

Visando a prevenção de acidentes com os trabalhadores e a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, é necessário que todos os procedimentos ligados ao uso de produtos químicos na zona rural sejam feitos com muita atenção e responsabilidade.

Aquisição, transporte e armazenagem correta, uso dos equipamentos de proteção individual (E.P.I) por parte dos trabalhadores, além do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas são fatores que devem ser atentamente observados pelo produtor rural afim de minimizar os riscos inerentes ao uso dos agrotóxicos.

A devolução das embalagens vazias dos produtos é prevista por lei há vários e também é de suma importância para a preservação ambiental.

Estamos vivendo um momento de crescimento no setor primário em todo o país, onde a produção de alimentos e biocombustíveis para as mais diversas partes do mundo é o nosso foco, no entanto é necessário que o homem do campo esteja ciente de seu compromisso com a sociedade e com os recursos naturais, utilizando os agrotóxicos de maneira correta, tendo sempre como diretriz a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Por:Alberto Ribeiro
Engenheiro Agronomo
E-mail alberto_ribeiro@hotmail.com

Nenhum comentário: