sexta-feira, 19 de março de 2010

Quem me dera, fosse quimera...mas é real.

Hoje me deparei com um artigo de uma revista , que fala sobre a baixa porcentagem de academicos interessados e ingressados nos cursos universitarios de pedagogia e letras. Triste efeito da mal fadada história da educação em nosso país, o descaso com os profissionais que desde sempre vem formando outros profissionais, reflete-se agora, e as consequencias poderão ser ainda mais dramáticas em um futuro muito próximo.
Os baixos salários, a precariedade e o descaso da classe politica com os estabelecimentos públicos de ensino, a falta de condições e de estímulo aos atuais professores e mestres, as idéias erroneas que a sociedade vem fazendo á respeito da mais importante classe formadora de cidadãos e de opiniões, a má interpretação da sociedade sobre as reais atribuições da escola somados á falta de carinho, respeito e consideração das quais em um passado não muito distante eram dedicados á esses profissionais, tem feito ao longo de algumas décadas, distorcer situações e posições dentro da hierarquia educacional hoje alimenta-se uma ideia errada no que diz respeito á educação, palavra essa de diversas interpretações.
Pra começar educação , amor carinho e respeito as crianças devem trazer de casa, é lá que esses sentimentos devem ser cultivados, o papel da escola e do professor é o de juntar a esses predicativos outros mais, atraves do conhecimento teórico e não do ensino e da prática de boas maneiras, sendo essa atribuição exclusiva da familia.
É muito confortável criar os filhos , deixando toda sua formação existencial nas mãos de terceiros. isso retira dos país o sentimento de culpa por qualquer atitude grosseira ou agressiva que essa criança venha praticar em sua rotina, pois em sua concepção equivoca, a culpa é da escola que não está educando corretamente seu filho, isentando-se assim de quaisquer responsabilidades.
Esse pensamento errado é fruto da má formação anterior, a que esses pais tiveram acesso. O Professor em sala de aula tem de cumprir sua função e objetivo unico de repassar informações, transmitir conhecimentos e ensinar outras didáticas cujo objetivo é a inserção de cidadãos cultos na sociedade. Em outras palavras. á família cabe o dever de educar, á escola por outro lado tem a obrigação de aculturar, pois educação e cultura caminham paralelas porém cada qual cumpre determinado papel. Segundo ainda o artigo, e covenhamos de péssimo gosto, o magistério hoje só é exercido ou procurado pelas piores cabeças, ou seja, seria a ultima das escolhas que um ser humano faria para exercer uma profissão.
Diante dessa afirmativa, novas questões aparecem..Onde foi que se perdeu a doce essencia de ser um mestre?Quem gostaria de passar anos a fio estudando, se esforçando,se dedicando, para depois de formado assumir salas de aula lotadas de crianças problemáticas e mal estruturadas, física, psicologica e socialmente, provindas de familias e lares inseguros e sem conhecimento de regras básicas de educação ou limites de atitudes?
Quem se atreveria a enfrentar o descaso da classe que se diz dominante? Tentar sobreviver com baixos e vergonhosos salarios e altas cargas horárias? Quem dos senhores, gostaria de dia após dia, deixar sua familia, seus filhos por longas e intermináveis horas dedicadas ao labor docente e ainda por inumeras vezes ser tratado com desrespeito e até mesmo ser transformado em vitima da violencia que infelizmente prolifera nossas escolas?
Ai vem um cidadão mal informado e ainda diz que o magistério é composto por mentes menores? por inteligencias inferiores?
A resposta é simples, amigos! Ser professor no Brasil, na verdade não é mesmo ter só uma profissão!
É um ato de amor e de abnegação, é ser mestre por vocação, é ter uma inteligencia tão brilhante e um coração tão generoso, que o faz transcender acima da pequenez de muitas mentes que se julgam superiores. Lembrando que todas as mentes independente do alto ou baixo grau de QI, só se abrem, florescem e frutificam depois de lapidadas e cultivadas pela mente dos mestres e professores.
" O que seria dos grandes genios, se não tivesse os grandes mestres."

Por:Darsony Chaves
darsonychaves@hotmail.com

Nenhum comentário: