segunda-feira, 29 de março de 2010

Menopausa

Menopausa pode-se dizer que é o inverso da menarca

Menarca é o início do período fértil, é quando a mulher sangra pela primeira vez, o que comumente chamamos menstruação. Aqui começa o ciclo reprodutivo, que se perdurará até o momento da cessação do sangramento, denominado menopausa.

Menopausa é a parada do funcionamento dos ovários, que persiste por um período de doze meses ininterruptos. Durante esse tempo os hormônios sexuais até então produzidos pelos ovários diminuem.

Os ovários começam agora a produzir de forma irregular o hormônio que exercerá efeitos em todo o organismo da mulher. Esse hormônio é o estrogênio.

Ao longo do tempo a produção deficitária do estrogênio ocasiona além do elevado risco de doenças, sintomas desagradáveis. Surgem alterações importantes: fisicamente,emocionalmente, psicologicamente, até mesmo sócio-culturalmente.

Com a perda da capacidade reprodutiva, a mulher entra no climatério, e os sintomas pela ausência da produção dos hormônios pelos ovários são as tão conhecidas ondas de calor acompanhadas de transpiração intensa, que são mais freqüentes no período noturno.

O mais correto a fazer nessa fase é tratar as disfunções; fazer exames físico completo; uma adequada e completa anamnese com um profissional médico seja ele : ginecologista, uroginecologista ou mesmo psiquiatra que seja envolvido no tratamento das disfunções sexuais.

Não há motivo de receio para consultar com médico psiquiatra, os distúrbios sexuais podem ter causas físicas e psíquicas. É muito provável estar ligado a quadro de depressão, ansiedade, somados a dor pela atrofia do tecido que reveste a vagina.

É importante tratar em conjunto o físico (corpo) e o mental (cabeça).

O uso da terapia de reposição Hormonal (TRH) no tratamento de sintomas no climatério com o uso de estrógenos ou estrogênio com progesterona, vem acontecendo há mais ou menos vinte anos.

Nesse ínterim houve estudiosos que foram ver qual o custo/ benefício e chegaram a conclusão , que poderia estar ocorrendo aumento do número de doenças ligadas ao coração, como também um risco maior de desenvolver um câncer de mama, nas pessoas que fazem uso do TRH convencional.

Acontece que com tais informações, muitas pessoas repensaram a utilização do TRH por algo que fosse alternativo.

As mulheres estão a cada dia mais voltadas com o cuidado de seu corpo como um todo, no climatério faz-se o real aumento da média de vida do sexo feminino.

È preocupante além do que já citamos que temos sérios problemas dermatológicos: como o envelhecimento da cútis, aparecimento de rugas, alteração na pigmentação cutânea e cabelos. As unhas se tornam quebradiças, frágil, a função imunológica diminui tornando a pele mais exposta a inflamações.

As alterações dermatológicas na menopausa são devido : aos fatores hormonais; aos genéticos( envelhecimento natural pela própria idade); aos ambientais(sol,frio,vento etc.) e ainda tornam-se agravantes ainda mais pela vida sedentária, pelo uso contínuo do tabaco, bebida alcoólica, alimentação inadequada, além das doenças cutâneas e sistêmicas como o diabetes , hipotiroidismo.

Quanto ao aspecto psicológico na menopausa a irritabilidade, ansiedade, depressão acontecem com muita freqüência, isso porque a queda do nível de estrógeno no sistema sanguíneo determina a mudança do sistema neuroendócrino que regula a função cerebral que são: o humor e o comportamento. O importante é que agora estamos prontas para buscar ajuda e encontrar um modo de resolver.

A vida esta aí para ser vivida, vamos vivê-la, usufruir com qualidade de vida , utilizando tudo o que aprendemos de útil e positivo no decorrer dessa vida, que é a melhor escola, a escola da vida real. Vamos ser bela, feliz e realizada. Porque para cada fase existe sempre algo compensador.

Vamos sempre buscar um profissional da saúde, ao menor sintoma de desconforto.

Por: Enfermeira Dra. Maria Amélia da Costa Rech
e-mail: enf.ameliarech@hotmail.com

Nenhum comentário: