segunda-feira, 29 de março de 2010

Varejo sul-mato-grossense apóia uso de sacolas retornáveis

O projeto de lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais foi aprovado no dia 10 de março, pelos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul. A proposta foi para a sanção do governador André Puccinelli (PMDB), e a distribuição de sacolas pode acabar em 2013.

Será permitida apenas a distribuição de apenas sacolas retornáveis nos estabelecimentos, que poderão ser adquiridas pelos consumidores. “É verdade que não é uma prática muito funcional, mas é de extrema importância não só para o setor varejista, mas a população como um todo deve se preocupar com a questão ambiental, todos colaboram para a melhoria ou problemas existentes no planeta”, afirma o presidente da Rede Econômica de Supermercados, Edson Veratti.

A Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul – Fecomércio é favorável ao uso dessas sacolas. “Temos que zelar pela natureza, pois o plástico acarreta prejuízo ao meio ambiente”, afirma o secretário geral da instituição, Ulisses Conceição Filho.

“É uma tendência mundial, já que alguns países não utilizam mais sacolas plásticas. No Brasil, em alguns estados, não acontece mais o uso e aqui em MS, algumas redes de varejo se antecipam e começam a substituição” explica o presidente da Câmara Logística de Dirigentes - CDL, Ricardo Kuninari, que finaliza dizendo que “essa mudança serve como uma conscientização do consumidor com o meio ambiente”.

Além da preocupação ambiental, deixar de pagar o valor das sacolas já embutido no preço dos produtos é uma das principais mudanças para o consumidor. “A sacola plástica agrega valor no preço final do produto. O consumidor deve valorizar seu salário. E a aquisição da retornável vai beneficiá-lo economicamente”, afirma Edson Veratti.

ASCOM/Rede Econômica
Marcele Aroca – Sato Comunicação
(67) 3042-0112 / 3029-0113/ 9254-8807
MSN: marcele@satocomunicacao.com.br

Nenhum comentário: