sexta-feira, 5 de março de 2010

Conferência sobre Defesa Agropecuária, evento da Superagro, será lançada na sexta (5)

A II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, um dos eventos da Superagro Minas 2010, terá seu lançamento na próxima sexta (5), em solenidade às 11h no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A solenidade será presidida por Inácio Kroetz, secretário de Defesa Agropecuária do ministério. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, e o presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Costa Guedes, também participarão do evento.
A Conferência será realizada de 26 a 29 de maio, em Belo Horizonte, e terá o objetivo de promover a integração entre os agentes que compõem o sistema brasileiro de defesa agropecuária, incluindo produtores rurais, empresários da agroindústria, exportadores e importadores, fiscais agropecuários e pesquisadores, entre outros. A Conferência é uma promoção da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Ministério da Agricultura (Mapa).
Para Evaldo Ferreira Vilela, da UFV, um dos coordenadores da Conferência, o Brasil precisa fortalecer urgentemente seu sistema de defesa agropecuária. “Para fazer frente às necessidades das exportações e importações de carnes, grãos, frutas e muitos outros alimentos, protegendo o agronegócio brasileiro, é preciso integrar ao esforço do Ministério da Agricultura, as universidades e as empresas, criando condições efetivas de pesquisa, inovação e capacitação, que são os objetivos de todo este esforço”, afirma.
A Conferência terá uma programação diversificada com workshops, simpósios, palestras e mesas-redondas, entre outras atividades. Na pauta, temas como o Projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária e ‘Mais Ciência, Mais Tecnologia’, além do encontro dos dirigentes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) e das reuniões do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e do Conselho Federal de Engenharia Agronômica (Confea). Paralelamente à Conferência será realizada a AGROTC, Feira de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Agronegócio, realizada pela Embrapa Informática Agropecuária, pela SBI Agro e pela APL TI Viçosa.
Inovação no agronegócio - A proposta da Conferência surgiu do Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, coordenado pela UFV e fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Fundo Setorial para o Agronegócio - CTAgro. O Projeto surgiu em resposta à necessidade do Brasil de aperfeiçoar e incorporar inovações ao sistema de defesa agropecuária, valendo-se para isso de novos estudos, pesquisas científicas e tecnológicas, formação de mestres e doutores nas áreas da defesa sanitária animal e vegetal, e indução de redes sociais voltadas para o tema.
Superagro Minas 2010 - Promoção do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae Minas, a feira terá além da II Conferência, a Exposição Estadual Agropecuária, a Expovet - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários, a Expocachaça e o Ciclo de Aulas Técnicas.
Evento: Lançamento da II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária
Data: dia 05 de março, às 11horas

Local:
Auditório José Vieira Madeira. Sobreloja. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esplanada dos Ministérios, Bloco D. Brasília – DF.

Contato:
Natália Nogueira, Assessoria de Comunicação. (31) 3235 3497.
O coordenador do Projeto “Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária”, Evaldo Vilela, estará no local para atendimento à imprensa.
Mais informações:
www.superagro2010.com.br e http://inovadefesa.ning.com/
Assessoria de imprensa
Natália Nogueira – (31) 3235 3497
Vanúsia Duarte – (31) 3214.2854 – 9976.0262
E-mails: superagro@ima.mg.gov.br e inovadefesa@gmail.com

Nenhum comentário: