domingo, 11 de março de 2012

Coluna Horizonte (Por Cristiana Carneiro)

ABRAÇO MERECIDO - Campo Grande acolhe a terceira maior colônia de japoneses e descendentes do Brasil, onde aproximadamente 70% da colônia são de okinawanos – japoneses moradores da Ilha de Okinawa, ao sul do Japão. A mistura de cultura do Brasil com a de Okinawa, na verdade, é um caminho sem volta e ainda temos muito para aprender com essa importante influência cultural. Mais que isso: precisamos assimilar o incansável exemplo de superação, força e determinação de um povo sábio. Grande abraço para direção e membros da COLÔNIA JAPONESA em Mato Grosso do Sul. (Na foto: Monumento à Imigração Japonesa, na Praça do Rádio Clube em Campo Grande -MS).

RECORDAR É VIVER - O Jornal Nacional foi o primeiro programa em rede nacional gerado no Rio e retransmitido para todas as emissoras da rede. A equipe de jornalistas do JN conseguiu, em pouco tempo, transformá-lo no mais importante noticiário brasileiro, alcançando altos índices de audiência. Hilton Gomes, ao lado de Cid Moreira, abriu a primeira edição do JN anunciando: "O Jornal Nacional, da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o país". Cid Moreira encerrou: "É o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite". O jornal Nacional nasceu no dia primeiro de setembro de 1969.

RIO DE JANEIRO – O terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, príncipe Harry, chegou ao Brasil para passar o fim de semana e estreitar as relações entre os dois países, com o lançamento mundial da campanha “Great” promovida pelo Reino Unido no Exterior. O objetivo da campanha é promover o potencial econômico do Reino Unido através dos grandes eventos que o país abrigará neste ano: os Jogos Olímpicos e o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.

INAUGURAÇÃO – Na última sexta-feira (09), foi inaugurado em Campo Grande o Hospital Santa Marina. O novo empreendimento do médico cirurgião-plástico Pedro Pegolo Filho, conta com 20 apartamentos, três centros cirúrgicos, berçário, uma UTI móvel neonatal e também um UTI móvel para adultos. O Hospital Santa Marina atende somente pacientes particulares e não recebe nenhuma verba do Sistema único de Saúde (SUS).

NO JAPÃO - Há exatamente um ano (sexta-feira, 11 de março de 2011), o Japão foi devastado por um terremoto que atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico foi o maior desafio, onde diversos reatores foram afetados em Fukushima. No entanto, a recontrução de uma rodovia destruída pelo terremoto em Naka, na província de Ibaraki, no norte do Japão, foi refeita em apenas seis dias pela empresa responsável, tendo recuperado um trecho de 150 metros na ligação com a capital Tóquio, mostrou ao mundo o que os japoneses são capazes.

NOITE DA SERESTA – A Noite da Seresta já é um evento inserido no agrado dos campo-grandenses. Promovido pela prefeitura municipal de Campo Grande, por meio da Fundação de Cultura (Fundac), em uma sexta-feira por mês, a Noite da Seresta traz a Capital Morena ícones da música brasileira para se apresentarem na Praça do Rádio Clube. Na última de sexta-feira, a apresentação ficou por conta do Grupo MPB4.

EM SÉTIMO LUGAR - O empresário Eike Batista, que possui uma fortuna calculada em US$ 30 bilhões, subiu uma posição no ranking dos maiores bilionários do mundo desenvolvido todos os anos pela revista americana “Forbes”. Em 2011 o brasileiro estava em 8º lugar e agora em 2012, está em sétimo.

FELIZ ANIVERSÁRIO – No dia 3 de março, a bacharel em Direito Camila Fróes, recebeu muitos beijos e abraços pela passagem de mais um aniversário. Já no último sábado (10), foi a vez do bacharel em Direito e diretor executivo do Horizonte MS, Rafael Augusto Carneiro de Castilho festejar a data entre familiares e amigos mais chegados.

NOVOS VEREADORES
- A Câmara Municipal de Campo Grande anda com a popularidade baixa. O motivo principal talvez seja o desgaste político ou até mesmo a má atuação da maioria. Assim, os atuais vereadores terão que fazer uma verdadeira maratona para uma possível reeleição, já que agora ao invés de 21 vereadores – a Casa de Leis terá direito a 29 vereadores no total.

CÓDIGO FLORESTAL - Mais uma vez, acabou sendo adiada para a esta semana a segunda votação do novo Código Florestal na Câmara que aconteceria na terça-feira (6), em clima de desacordo total. O motivo do adiamento foi pedido feito pelo relator da proposta, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).

VETA DILMA - A ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva se engajou na campanha "Veta Dilma". "O veto é a principal ferramenta que a presidenta Dilma dispõe para manter a sua coerência", disse Marina, que relembrou o segundo turno da campanha presidencial em 2010. Na verdade, o engajamento de Marina faz sentido, afinal, foi a própria Dilma que se comprometeu, de próprio punho, que vetaria qualquer projeto que significasse anistia e aumento do desmatamento.

SHOW – No dia 16, às 21 horas, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, acontece o show do cantor Almir Sater. Com mais de 30 anos de carreira, o violeiro, compositor, cantor e instrumentista brasileiro, também atuou em importantes novelas como ator (Pantanal na TV Manchete e Rei do Gado na TV Globo), mantendo sempre o mesmo sucesso. Almir é conhecido pela simplicidade e pelo estilo de sua música descrita como folk.

CERIMONIAL PÚBLICO
– O cerimonial público estabelece normas pra o convívio das autoridades dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim, podemos dizer que cerimonial é um conjunto de normas estabelecidas com a finalidade de organizar corretamente e com antecedência o desenvolvimento de qualquer ato solene ou comemoração pública que necessite de formalização. A atuação de um profissional hoje em dia é indispensável em qualquer evento por mais simples que seja e vale igualmente para a imprensa escrita e fotográfica.

CONTABILIDADE PARA ADVOGADOS
– A ESA/MS promove nesta segunda-feira (12), a segunda turma do curso de “Contabilidade para Advogados”. A carga horária será de 30 horas/aula com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais da Contabilidade Geral e Contabilidade Tributária. Informações na ESA/MS 3342 4000.

FEIRA HAIR BRASIL
- Entre os dias 24 e 27 de março será realizada em São Paulo a 11° Hair Brasil - Feira Internacional de Beleza (Feira Hair Brasil, promovida pelo SEBRAE). A finalidade do evento é dar a oportunidade aos empresários e profissionais do setor do Estado de se manterem atualizados com as novidades oferecidas nesse grande mercado de negócios. O SEBRAE organiza caravana para os interessados na participação do evento. 0800 570 0800

ASSIM FOI DITO E ESCRITO

- “Resolvi montar esse hospital para oferecer para os pacientes daqui um atendimento melhor e diferenciado”. (Médico cirurgião-plástico, Pedro Pegolo Filho, sobre o Hospital Santa Marina).

- “Para que um país potencialize sua estrutura, é necessário ir além do desenvolvimento econômico. É preciso planejamento e desenvolvimento social”. (Vereador Athayde Nery).

- “Quem imagina ocupar um cargo como o de prefeito de Campo Grande falando mal dos adversários perde tempo”. (Do pré-candidato a prefeitura de Campo Grande pelo PMDB/MS, Edson Giroto).

-“A amizade é uma das coisas mais difíceis de explicar. Não é algo que se aprende no colégio. Mas se você não aprendeu o significado de amizade, realmente não aprendeu nada”. (Mohame Ali)

CAFÉ JURÍDICO - A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul, realiza no próximo dia 17, às 9 horas, a 4ª Edição do Café Jurídico. O evento é um encontro informal, onde profissionais e estudantes do Direito estarão reunidos em torno do tema “REFLEXÕES JURÍDICAS SOBRE A VIOLÊNCIA”.

COISAS QUE MARCAM
Novos projetos
Pessoas sérias e honestas
Defender os animais dos maus tratos
Saber preservar o comportamento social
Ter jogo de cintura na vida pessoal e profissional

NA VIDA – Independente das adversidades, acredite sempre no melhor das pessoas, em suas boas intenções e, talvez, encontrará algumas pessoas de extraordinário valor ou verdadeiros amigos - para o que der e vier. Boa semana!

Cristiana Carneiro

Nenhum comentário: