terça-feira, 27 de março de 2012

Artesanato em madeira e osso de Jardim é destaque na programação oficial da Semana do Artesão

Integrando a programação oficial da Semana do Artesão, o governador André Puccinelli lançou na última sexta-feira (23), no auditório da Governadoria, o livro “Vozes do Artesanato”, que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense.

Representando o Município de Jardim, a Gerente do Núcleo de Turismo e Cultura, Élida Maria Oliveira e o artesão David Rogério Ojeda participaram do evento, onde Davi foi um dos profissionais homenageados.

Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.

A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros, sendo de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.

O artesanato em madeira e osso realizado por Davi está presente nesta edição e mostra mais um pouco do brilhante trabalho realizado pelo artesão conhecido por gerar a identidade do povo jardinense no contexto do artesanato e espalhar esta imagem para todo o globo.

Davi, atuante no segmento desde os 12 anos de idade, ultrapassou as barreiras da informalidade. Atualmente ele comanda uma empresa composta por 12 artesãos que produzem bandejas, tábuas para churrasco, caixas para escritório e outros objetos, misturando a rusticidade da madeira com peças delicadas esculpidas no osso.

Para ele, a principal contribuição do livro está na valorização da arte local. “Esta publicação vai agregar valor ao nosso trabalho, além de torná-lo ainda mais conhecido”, ressaltou o artesão.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Estado
Hudson Lauro

Nenhum comentário: