terça-feira, 20 de março de 2012

Estudantes de sete anos terão de passar por novo exame do MEC

Com o objetivo de verificar o aprendizado de leitura de crianças, o Ministério da Educação (MEC) vai implantar uma nova prova para meninos e meninas de sete anos. Ainda não há data para ser aplicado o novo exame.

Segundo pesquisas, 15,2% dos pequenos brasileiros não conseguem ler ou escrever mesmo após passarem pelo período de alfabetização. Mais de 30% das crianças do Pará e do Maranhão não estão alfabetizadas aos oito anos, enquanto que, em Santa Catarina e Paraná, este número fica apenas nos 5%, o que denota as diferenças regionais do país.

Embora as preocupações com o ensino fundamental seja do município, o MEC deseja intervir para atingir a meta de alfabetizar os alunos com até oito anos.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que vai ser aplicada outra prova para a criança de oito anos, que não estando alfabetizada, corre o risco de abandonar a escola.

A Provinha Brasil existe desde 2008, é direcionada para estudantes nesta faixa etária e verifica o nível de alfabetização e matemática, mas não ocorre em âmbito nacional. A amostra nacional seria a oportunidade de avaliar o grau de alfabetização não somente com base em dados do Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação dos resultados da avaliação ainda não está definida.

Aloizio Mercadante pretende ainda fazer algumas mudanças no programa Alfabetização na Idade Certa, como oferecer bolsas de estudos e estágios pelo Brasil e até no exterior para professores com melhores resultados, além de bonificar alunos com bons rendimentos.

Nenhum comentário: