sexta-feira, 30 de março de 2012

Gravações mostram Demóstenes tentando favorecer Cachoeira

O jornal "O Globo" publicou, nesta sexta-feira, a transcrição de trechos de gravações telefônicas que mostram o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) se utilizando do mandato para tentar beneficiar o empresário conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro por suspeita de chefiar uma quadrilha de jogo do bicho.

Confira alguns pedaços das escutas:

Demóstenes: "Eu peguei o texto ontem da lei para analisar. É aquela que transofrma contravenção em crime. Que importância tem a aprovação disso?"

Cachoeira: "É bom demais, mas aí também regulamenta as estaduais."

Demóstenes: "Regulamenta, não. Vou mandar o texto procê. O que tá aprovado lá é o seguinte: "transforma em crime qualquer jogo que não tenha autorização". Então, inclusive te pega, né? Então, vou mandar o texto pra você. Se você quiser votar, tudo bem, eu vou atrás. Agora a única coisa que tem é criminalização, transforma de contravenção em crime, não regulariza nada."

Cachoeira: "Não, regulariza, sim, uai. Tem a 4-A e a 4-B. Foi votada na Comissão de Constituição e Justiça."

Demóstenes: "Tudo bem, mas e para depois, para regulamentar? Que aí são duas etapas, em vez de uma só. Vou fazer o que você quer, mas isso aí, para mim, não regulamenta nada."

Michel Temer é citado por Cachoeira

"Pois é, você tinha que trabalhar isso aí com o Michel, né? Para pôr em votação. Isso aí seria interessantíssimo, né?", disse Cachoeira se referindo ao projeto sobre criminalização do jogo ilegal que legaliza as loterias estaduais. Demóstenes respondeu ao empresário que tentaria "pautar" com o atual presidente da Câmara dos Deputados e atual vice-presidente da República, Michel Temer.

O senador está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que, na noite desta quinta-feira, determinou a quebra de seu sigilo bancário pelo período de dois anos. O ministro Ricardo Lewankowsi, no entanto, não definiu o início e fim da vigência da quebra.

De acordo com a defesa de Demóstenes - o senador prefere não dar entrevistas - a quebra do sigilo pode ser positiva, já que será uma fonte de provas favoráreis a ele.

Nenhum comentário: