segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VALORES EM FAMÍLIA (Cristiana Carneiro)

VALORES EM FAMÍLIA
Jornalista Cristiana Carneiro

Há algum tempo atrás, muitos lares seguiam uma tradição sagrada: a família toda se reunia ao redor de uma mesa pelo menos uma vez ao dia para tomar o café da manhã, almoçar ou jantar juntos. Um ambiente calmo proporcionava aos presentes a oportunidade de estreitar o convívio e fortalecer os laços familiares. Não se permitia nenhuma interrupção. As refeições em família ofereciam aos pais uma ótima oportunidade para cuidar do bem-estar de seus filhos, um momento para dar atenção, para rir ou conversar com eles sobre escola, amigos e amenidades.

Hoje em dia, essa prática denominada como o elo familiar, foi trocada pela família assistindo TV, ouvindo fones de ouvido, falando ao celular ou até mesmo enviando mensagens de texto para amigos no twitter. Para a maioria das pessoas, fazer as refeições em casa talvez seja um costume ultrapassado. Pelo, menos está ficando cada dia mais raro, essa prática antes considerada tão comum.

A necessidade ou o projeto de vida tem levado os pais trabalharem fora. E não podemos deixar de levar em conta, as mães que além do trabalho exercido fora de casa, ainda criam filhos sozinhas. Daí, muitas famílias acabam comendo em horários diferentes e os bilhetes ou recados substituem a conversa na hora das refeições. Depois, cada membro da família vai voltando para casa, aquece um prato e come enquanto assiste TV ou usa o computador.

Sempre que for possível, arrume a mesa e reúna a sua família para sacramentar um dos seus maiores valores como instituição social: a união e a alegria de estarem juntos. Não permita que nada separe esse elo que até hoje é considerado uma tradição de pai para filhos – de filhos para netos. E não esqueça: tudo é uma questão de organização e disposição, afinal vale à pena fortalecer os valores familiares.

4 comentários:

ELIANA SANTOS disse...

engraçado, eu recebi esse conselho hoje a tarde agora li aqui e achei muito boa essa matéria PARABENS
Eliana Santos.................

Jornal Bandeirantes News disse...

Obrigado pela matéria amiga Cristiana Carneiro. Para nós do JBNews é um prazer enorme poder contar com você entre nossos colaboradores e sempre nos brindando com artigos excelentes e de interesse de nossos leitores e amigos. Seja bem vinda amiga. Abraços
Renato Rech

Jornal Bandeirantes News disse...

Eliana Santos, que bom que gostou do meu artigo publicado no Jornal Bandeirantes News. Excelente ano para você e um beijo.

Jornal Bandeirantes News disse...

Renato Rech,

Já me sinto acolhida no Jornal Bandeirantes News há muito tempo. Muito obrigada pelo respeito e receptividade. Espero contribuir com o meu melhor, sempre. Um abraço!