terça-feira, 24 de janeiro de 2012

População pede rescisão de presidente português após gafe

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, corre risco de perder o cargo após cometer uma gafe ao reclamar da queda de seus rendimentos provocada pelas medidas de austeridade, ainda que a sua renda seja aproximadamente 11 vezes maior do que o valor médio recebido pelos portugueses. A população deu início a uma petição online pela renúncia do presidente e cerca de 15 mil assinaturas já foram coletadas.

Além disso, a declaração do presidente deu início a vários protestos pelo país. Nesta terça-feira, um grupo pretende dar início à "Campanha de doação", um movimento irônico que será movido pelo slogan "uma moeda para Cavaco".

Portugal promulgou cortes de salários e aposentadorias para ir de acordo com o combinando diante da Zona do Euro, condição para o pacote de 78 bilhões de euros que foram recebidos ainda em 2011.

Economia do país deve atingir metas

De acordo com um diretor do departamento de mercados monetários e de capital do Fundo Monetário Internacional (FMI), José Viñals, a economia de Portugal deve atingir as metas previstas no programa de empréstimos e não vai mais precisar de mais financiamentos.

Ele explicou que as avaliações mais recentes mostram que o paós está fazendo progresso a partir do bom comportamento financeiro da população.

Nenhum comentário: