terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hugo Chávez está em fase terminal, diz publicação

Segundo informou o jornal espanhol "ABC", o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem entre nove e 12 meses de vida, já que não teria se curado do câncer diagnosticado em 2011. O periódico teria tomado como base relatórios médicos, que estariam "em poder de serviços de inteligência". Ao lado do "ABC", está o "Daily Mail", com as mesmas afirmações.

A sessão de quimioterapia à qual Chávez foi submetido em novembro não teria atingido resultados satisfatórios. Somado ao fato, há a resistência do presidente em aceitar o tratamento recomendado, o que lhe tiraria temporariamente do cargo. Chávez chegou a cancelar a ida a Moscou para tratamento, com medo de perder o controle político do país, de acordo com o jornal.

Apesar do câncer de Chávez ser assunto público, detalhes da doença não foram revelados, como o órgão afetado pelo tumor. Alguns jornais cogitam se tratar de um câncer na próstata.

Para o "ABC", o quadro do presidente piorou devido a "uma metástase no tecido ósseo e na espinha dorsal"e a um novo tumor no cólon.

O chefe de Estado venezuelano chegou a fazer exames no Brasil e a se tratar em Cuba. Ele disse em aparições públicas recentes que está curado e vai tentar continuar na presidência depois das eleições de outubro. O jornal "Daily Mail", no entanto, afirma que Chávez não chegará a disputar o pleito em razão da gravidade da doença.

Nenhum comentário: