sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

INFORMATIVO SAÚDE – 24 DE JANEIRO DIA MUNDIAL DA PESSOA ATINGIDAPELA HANSENÍASE

A Gerência de Saúde de Jardim presta informações a toda população através dos Profissionais de Saúde em geral quanto aos sinais do inicio da doença, o diagnóstico, tratamento e controle dos comunicantes para a interrupção da cadeia de transmissão.

A Hanseníase é uma doença transmissível, causada pelo bacilo de Hansen, que atinge principalmente a pele e nervos periféricos. A doença pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos. Quando o diagnóstico é feito na fase inicial da doença e tratado adequadamente, não causa deformidades.

As pessoas com manchas, placas avermelhadas e dormentes, dor ou formigamento em certos nervos dos braços, pescoço, pernas e pés, ou aquelas que apresentem caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas, devem procurar os serviços de saúde, para uma consulta. Ela é transmitida pelo convívio com pessoas doentes, de forma contagiosa, através das vias aéreas superiores (respiração, tosse, espirro, etc).

O tratamento da Hanseníase é feito gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde com controle desde o diagnóstico até a alta por cura conforme as Normas do Ministério da Saúde. O paciente em tratamento pode conviver com família, no trabalho e na sociedade sem qualquer restrição ou perigo de transmissão.

Para detectar precocemente a doença é importante que cada pessoa faça a inspeção periódica da pele e nervos de seu corpo e procure uma Unidade Básica de Saúde em qualquer situação de dúvida sobre manchas na pele principalmente as manchas tipo placas e com ausência de sensibilidade e dores nos nervos para exame dermatoneurológico, principalmente para as pessoas que tem casos da doença entre familiares.

Prefeitura Municipal de Jardim
Gerência de Saúde

Nenhum comentário: