quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A ARTE DE VIVER - Por Cristiana Carneiro

Ainda que o mundo tenha mudado consideravelmente, é relevante entender o quanto a gentileza, a diplomacia, o jogo de cintura, e o que dizer na hora certa – são importantes atributos no relacionamento do ser humano. Etiqueta é o divisor de águas entre o conveniente e o inconveniente.

A etiqueta estabelece regras que propiciam um relacionamento amistoso e cordial. Assim, não só no ambiente de trabalho como em qualquer outro, é preciso adotar essa prática, porque convivemos todos os dias mais tempo ao lado dos colegas de trabalho do que com nossos familiares.

Infelizmente as pessoas que não dominam as boas maneiras, na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes praticadas, mas serão sempre vistas e lembradas pelos erros cometidos. Falta de refinamento e traquejo, podem comprometer a imagem de uma pessoa como também de uma empresa.

O mundo é mais receptivo com àqueles que fazem as coisas bem feitas sem exposição excessiva, dos que se esforçam, dos que se comprometem e se engajam em causas sérias e justas, dos que têm opinião, dos que têm os melhores argumentos – ao invés de ofensas plantadas apenas como sustentação da vaidade pessoal.

Pessoas esclarecidas, já aprenderam que na vida não farão nada sozinhas. Sempre precisarão contar com a colaboração de outras pessoas, porque o homem é o único ser na face da terra que não vive sozinho. Já que temos que conviver uns com os outros, vamos começar assimilando as três palavras mais próximas desse curioso universo de virtudes e qualidades: respeito, civilidade e bom senso.

Um comentário:

Jornal Bandeirantes News disse...

Renato Pereira Servidores publicos poderiam ter este texto na cabeceira... Acreditam que estao acima do bem e do mal e por conta de direitos que somente eles tem fazem o que bem entendem e tratam as pessoas(civis) com total falta de educaçao-nao generalizando é claro-quando na verdade nos deveriam tratar como seus patroes, que no caso é o que somos. muito bom este texto!
COMENTARIO FEITO NO GRUPO POVOADO DE IBIÀ RS do Facebook e transportado para o Blog.