sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Últimos dias para inscrições no ensino médio profissionalizante do IFMS

O prazo para inscrições no Exame de Seleção 2011 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS – termina na próxima terça-feira, dia 7. Os candidatos interessados em cursar o ensino médio profissionalizante devem se inscrever pela internet, no endereço www.ifms.edu.br. Para concorrer, exige-se a conclusão do ensino fundamental. A taxa é de R$ 35,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária até dia 8.

“O IFMS é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Educação, por isso é importante frisar que todos os cursos oferecidos são gratuitos. Além de cursar o ensino médio, o aluno terá uma profissão que o habilitará para o mercado de trabalho”, explica o reitor, Marcus Aurélius Stier Serpe.

Os cursos técnicos de nível médio integrado têm duração de três anos e meio e contemplam as áreas de Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Metalurgia. Há turmas no período da manhã e tarde.

Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso oferecido é o de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no período noturno, com duração de três anos. Para se candidatar é necessário ter idade mínima de 18 anos.

Ao todo são 1.360 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauna, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Como política de inclusão social, metade das vagas é para alunos que estudaram do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas, denominados cotistas.

Para concorrer a uma das vagas de reserva, o candidato cotista deve assinalar esta opção no ato da inscrição e, caso aprovado no exame, comprovar a condição na matrícula com a cópia do histórico escolar. De acordo com o edital, não é considerado cotista o candidato que recebeu a bolsa de estudo em escola privada ou obteve a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental.

DOCUMENTAÇÃO - No ato da inscrição, é exigido o preenchimento dos dados do RG, que pode ser substituído pelo número da certidão de nascimento, e CPF – Cadastro de Pessoa Física. Ambos documentos deverão ser apresentados no ato da matrícula, caso o candidato seja aprovado.

Quem não tem acesso à internet para efetuar a inscrição, pode procurar os campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nos municípios onde são ofertados os cursos, das 14h às 16h.

O exame de seleção será no dia 19 de dezembro, domingo, às 14 horas (horário oficial do MS). Na prova, além do documento oficial com foto será aceita a apresentação da certidão de nascimento.

Adriana Orrico/Assessoria de Comunicação, Imprensa e Eventos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Sede provisória: Av. Afonso Pena, 775 – Amambaí - Campo Grande - MS
Telefone : (67) 3042 – 5117 / 9978 - 9160 www.ifms.edu.br
www.twitter.com/ifms

Nenhum comentário: